Análise da estrutura disponibilizada ao ensino de avaliação psicológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38578

Palavras-chave:

avaliação psicológica, ensino da psicologia, formação do psicólogo, instituições de ensino superior, testes psicológicos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as condições estruturais disponibilizadas para o ensino das disciplinas de Avaliação Psicológica nos cursos de Psicologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do Ceará. Obteve-se autorização de oito instituições para realizar a pesquisa e, tendo como base um roteiro de observação, foram analisados aspectos de material e equipamento, infraestrutura e Serviço de Psicologia. Os principais resultados indicaram que as instituições possuíam uma variedade mínima de 20 testes psicológicos, os alunos assinavam um termo para alugar os testes e as IES desenvolviam atividades para a comunidade. Entretanto, também foi observado a inexistência da testagem informatizada, poucas instituições contavam com testotecas e os funcionários responsáveis pelo serviço e material da avaliação psicológica em sua maioria não eram formados em Psicologia. Pode-se concluir que o panorama das instituições cearenses observadas é promissor, mas deve-se continuar em busca de melhorias.

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Biografia do Autor

Gabriel Vitor Acioly Gomes, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, RR, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil; mestre em Educação e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, RR, Brasil.

Lucila Moraes Cardoso, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil com pós-doutorado na mesma área e instituição. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2023-08-14

Como Citar

Gomes, G. V. A., & Cardoso, L. M. (2023). Análise da estrutura disponibilizada ao ensino de avaliação psicológica. Psico, 54(1), e38578. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38578

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