Habilidades sociais e expectativas de futuro como preditores da autoeficácia para a escolha profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.32374

Palavras-chave:

Autoeficácia, Escolha profissional, Habilidades sociais

Resumo

Durante o ensino médio, os estudantes podem enfrentar as primeiras escolhas relacionadas ao seu futuro profissional. O estudo investigou em que medida o sexo, as habilidades sociais e as expectativas de futuro predizem a autoeficácia para a escolha profissional de estudantes do ensino médio. Participaram 436 alunos (M = 16,23 anos, DP = 1,09), de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional; Escala de Expectativas Futuras; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; e Questionário de Dados Socioeconômicos. As habilidades sociais de desenvoltura social e abordagem afetiva, as expectativas de futuro em relação ao trabalho e à educação e o sexo feminino explicaram 26% da variabilidade da autoeficácia para a escolha profissional dos estudantes. Os dados da pesquisa poderão contribuir para o planejamento de futuros programas de intervenção com os alunos, seus familiares e professores.

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Biografia do Autor

Gisele Aparecida de Morais, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Itaperuna (IFF), Itaperuna RJ, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói, RJ, Brasil; psicóloga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Itaperuna (IFF), em Itaperuna, RJ, Brasil.

Vanessa B. R. Leme, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP–FFCLRP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Amanda Oliveira Falcão, Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA), Sobral, CE, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em Niterói, RJ, Brasil; professora no Instituto Superior de Teologia Aplicada (UNINTA), em Sobral, CE, Brasil.

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CIMATEC), Salvador, BA, Brasil.

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil; professora no Centro Universitário Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CIMATEC), em Salvador, BA, Brasil.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Morais, G. A. de, Leme, V. B. R., Falcão, A. O., & Pereira-Guizzo, C. de S. (2021). Habilidades sociais e expectativas de futuro como preditores da autoeficácia para a escolha profissional . Psico, 52(2), e32374. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.32374

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