Reabilitação profissional: o coletivo como ferramenta de re-significação

Autores

  • Ana Luísa Poersch UFRGS
  • Márcia Ziebell Ramos
  • Rosane Neves da Silva UFRGS

Palavras-chave:

Reabilitação Profissional, Oficina Terapêutica, Grupo-Dispositivo.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma experiência de intervenção em estágio curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio este com ênfase em Saúde do Trabalhador e realizado em um hospital geral, abrangendo, dentre outras atividades, um grupo com trabalhadores afastados do trabalho em Reabilitação Profissional. Relata-se aqui uma intervenção neste coletivo, embasada na noção de Grupo-Dispositivo (Barros, 1997), na qual, através de uma Oficina Terapêutica construída pelos próprios participantes, são possibilitados questionamentos e movimentos que permitiram re-significar os modos de produzir a relação entre trabalho e subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Poersch, UFRGS

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Márcia Ziebell Ramos

Psicóloga, mestre em Psicologia Social e Institucional -UFRGS. Supervisora local do estágio em Psicologia do Trabalho.

Rosane Neves da Silva, UFRGS

Professora Dra. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, departamento de Psicologia Social e Institucional. Supervisora acadêmica do estágio em Psicologia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2010-04-16

Como Citar

Poersch, A. L., Ramos, M. Z., & Silva, R. N. da. (2010). Reabilitação profissional: o coletivo como ferramenta de re-significação. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2684

Edição

Seção

Seção excluída