Adaptação Materna ao Transtorno do Espectro Autismo: Relações entre Crenças, Sentimentos e Fatores Psicossociais

  • Maíra Ainhoren Meimes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Helena Castro Saldanha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Autismo, Interação mãe-criança, Fatores psicossociais, Estudo de caso.

Resumo

Crenças e sentimentos relacionados ao desenvolvimento do filho com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) exercem importante papel na adaptação materna. Entretanto, estes fatores nem sempre são compreendidos com base nos aspectos psicossociais associados. Objetivo: investigar crenças e sentimentos de mães de crianças com TEA relacionando-os a fatores psicossociais, com base no metamodelo biopsicossocial de Bradford. Delineamento: estudo de casos múltiplos, transversal e exploratório. Participantes: quatro mães (idade: 38 a 45 anos) de meninos com TEA (idades: 3 anos e 5 meses a 6 anos e 9 meses). Instrumentos: Entrevista de Percepção Materna, Entrevista de Dados Demográficos e Desenvolvimento Infantil e Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG). Resultados: crenças maternas sobre o desenvolvimento infantil, capacidade para identificar habilidades e seu senso de autoeficácia relacionam-se a diversos fatores psicossociais, como percepção dos recursos intra e extrafamiliares, qualidade dos sistemas de saúde. Discute-se que o impacto do diagnóstico pode ser mediado pelos fatores psicossociais.

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Publicado
2015-12-08
Como Citar
Meimes, M. A., Saldanha, H. C., & Bosa, C. A. (2015). Adaptação Materna ao Transtorno do Espectro Autismo: Relações entre Crenças, Sentimentos e Fatores Psicossociais. Psico, 46(4), 412-422. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.18480
Seção
Artigos