Funções Executivas em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão

  • Fernanda Rasch Czermainski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Autismo, Transtorno do espectro do autismo, Funções executivas, Avaliação neuropsicológica, Cognição.

Resumo

Esse artigo consiste em uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2001 e 2011, envolvendo avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão dessa pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos neuropsychology e executive functions, combinados ao termo autism, nos indexadores LILACS, PubMed e PsycINFO. A análise dos estudos apontou uma tendência de disfunções executivas nos TEA, envolvendo os componentes da inibição, do planejamento, da flexibilidade mental, da fluência verbal e da memória de trabalho. Concluiu-se que componentes executivos preservados e disfuncionais têm sido identificados no TEA, corroborando estudos prévios que apontam progressão desenvolvimental típica e atípica das funções executivas nessa condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rasch Czermainski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Psicóloga formada pela PUCRS. Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS.
Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Psicóloga. Doutora em Psicologia. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenadora do núcleo integrado de estudos e pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED).
Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fonoaudióloga, Doutora em Psicologia, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Coordenadora do núcleo de estudos em Neuropsicologia Cognitiva – NEUROCOG.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Czermainski, F. R., Bosa, C. A., & Salles, J. F. de. (2014). Funções Executivas em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo: Uma Revisão. Psico, 44(4), 518-525. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11878
Seção
Artigos