Cooperação e Altruísmo no Segundo Ano de Vida e Crenças e Práticas Maternas: Um Estudo Exploratório

  • Luciana Fontes Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Lucia Seidl-de-Moura UERJ
  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes UERJ
  • Rafael Vera Cruz de Carvalho UERJ
  • Laura Cristina Stobäus UERJ
Palavras-chave: Cooperação, Altruísmo, Infância.

Resumo

A integração das perspectivas de trajetórias de socialização e manifestações iniciais de cooperação e altruísmo foi investigada neste estudo com 37 crianças (17-26 meses) e suas mães, que responderam a inventários de metas de socialização e de práticas parentais no primeiro ano. As crianças realizaram tarefas de cooperação (em duplas) e de altruísmo. Os resultados indicaram a valorização de um perfil de autonomia-relacionada pelas mães. Dentre as duplas, 44% apresentaram cooperação. Não foram observadas diferenças de idade entre as crianças que cooperam e as que não, ou com escores das mães nas variáveis estudadas. Foi encontrada uma correlação positiva entre metas relacionais e altruísmo. O estudo contribui para a literatura de desenvolvimento social no contexto.

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Publicado
2015-04-22
Como Citar
Pessôa, L. F., Seidl-de-Moura, M. L., Mendes, D. M. L. F., Carvalho, R. V. C. de, & Stobäus, L. C. (2015). Cooperação e Altruísmo no Segundo Ano de Vida e Crenças e Práticas Maternas: Um Estudo Exploratório. Psico, 46(2), 217-225. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17368
Seção
Artigos