Avaliação de uma Capacitação para Profissionais de Psicologia que Trabalham com Vítimas de Abuso Sexual

Autores

  • Clarissa Pinto Pizarro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luísa Fernanda Habigzang Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sílvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16718

Palavras-chave:

Formação profissional, Impacto, Transferência de aprendizagem, Abuso sexual.

Resumo

presente estudo objetivou avaliar a efetividade de uma Tecnologia Social de Capacitação Profissional para intervenção com vítimas de abuso sexual (TSCP-AS) por meio dos níveis de impacto e transferência de aprendizagem. Participaram da pesquisa 32 profissionais de psicologia (94% do sexo feminino), com idade média de 35,5 anos (DP = 10,7). Os níveis de impacto e transferência de aprendizagem foram avaliados em dois momentos, ao término dos módulos instrucionais e após a conclusão da TSCP-AS. Foram observados altos níveis de impacto e transferência de aprendizagem no primeiro e segundo momento de avaliação. Estes achados sugerem que a TSCP-AS constitui-se como uma intervenção efetiva à qualificação dos profissionais de psicologia para o atendimento de vítimas de abuso sexual. Além disso, foi demonstrado que os níveis de impacto podem predizer os índices de transferência de aprendizagem, assim como a transferência de aprendizagem prediz o impacto.

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Biografia do Autor

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Freitas, C. P. P. de, Habigzang, L. F., & Koller, S. H. (2015). Avaliação de uma Capacitação para Profissionais de Psicologia que Trabalham com Vítimas de Abuso Sexual. Psico, 46(1), 38–45. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16718

Edição

Seção

Artigos