Trabalho Docente: Representações Sociais em Professores de Uma Universidade Pública

  • Tatiana Machiavelli Carmo Souza Universidade Federal de Goiás
  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira UNESP
Palavras-chave: Docência, Universidade, Representação social, Pesquisa qualitativa, Psicologia social.

Resumo

O trabalho docente apresenta especificidades que conduzem à necessidade de compreendê-lo, especialmente no contexto universitário. Tendo como referencial teórico a perspectiva marxista (Marx, 1996; Lane, 1994), buscou-se investigar o trabalho de professores em uma universidade pública, a partir de um estudo de caso com docentes dos cursos de Psicologia e Serviço Social da UNIFESP/Câmpus Baixada Santista. O percurso metodológico deu-se a partir da realização de pesquisa eletrônica e, posteriormente, de entrevistas individuais, semiestruturadas e áudio-gravadas. Para análise dos dados utilizou-se a teoria das representações sociais (Moscovici, 2003; Spink, 1993) e da análise de discurso (Charaudeau e Maingueneau, 2004; Freire, 2006; Orlandi, 1999). Percebeu-se que o trabalho docente é marcado por contradições que tangenciam as habilidades e competências demandadas na contemporaneidade, o sucateamento da universidade pública, as políticas educacionais e a precarização das relações de trabalho. O docente percebe-se, assim, diante de impasse: a universidade é contexto emancipador e alienador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Machiavelli Carmo Souza, Universidade Federal de Goiás
Professor Adjunto I na Universidade Federal de Goiás, no curso de Psicologia - Câmpus Jataí; Doutora e Mestre em Serviço Social pela UNESP; atua nas áreas de Processos Psicossociais, com ênfase em trabalho sócio-educativo, trabalho com famílias e intervenções em comunidades.
Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira, UNESP
Professora de Tempo Integral na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP na graduação e no programa de pós-graduação em Serviço Social.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Souza, T. M. C., & Oliveira, C. A. H. da S. (2014). Trabalho Docente: Representações Sociais em Professores de Uma Universidade Pública. Psico, 44(4), 590-600. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/13495
Seção
Artigos