Escolha de Parceiro na Adolescência: Idealizando Parceiros Românticos

Autores

  • Wallisen Tadashi Hattori Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Felipe Nalon Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fívia de Araújo Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Seleção sexual, seleção de parceiro em humanos, diferenças sexuais em humanos, relacionamentos interpessoais, evolução.

Resumo

Vários estudos sugerem um padrão universal para as preferências na escolha de parceiros em humanos e diferenças sexuais marcantes. Preenchendo uma lacuna no estudo da escolha de parceiros, nós identificamos características relevantes em parceiros em potencial durante a adolescência e avaliamos o nível de importância das mesmas. Nossas amostras foram compostas por 467 estudantes brasileiros e, através do uso de um questionário aberto e de uma escala Likert, nós observamos as diferenças sexuais e as avaliações do grau de importância para alguns fatores. No entanto, similaridades entre os sexos também emergiram durante as análises. O uso de um questionário aberto permitiu uma atualização na lista de traços considerados importantes pelos adolescentes durante a escolha de parceiro, e adaptar o instrumento que avalia a importância desses traços ao vocabulário e à preferências dos adolescentes, contribuindo com a compreensão do comportamento reprodutivo dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallisen Tadashi Hattori, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com ênfase em Comportamento Animal, e Doutor em Psicobiologia (UFRN), com ênfase em Estudos do Comportamento. Executou atividade de Pós-doutorado Junior no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia (UFRN), coordenando o Projeto EPA-Brasil - Escolha de Parceiros entre Adolescentes Brasileiros. Atualmente, executa atividade do Programa Nacional de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia (UFRN).

Felipe Nalon Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciencias biologicas pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor externo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: seleção sexual, evolução, psicologia evolucionista, difereças sexuais e escolha de parceiros.

Fívia de Araújo Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no departamento de Fisiologia, atuando também no Programa de Pós-graduação em Psicobiologia (conceito 5 - CAPES). Sua atuação em pesquisa ocorre nas áreas de Psicologia Evolucionista, Comportamento Animal e Etologia Aplicada, com interesse principalmente na investigação do comportamento alimentar, escolha de parceiros e comportamento social. É membro do GT da ANPEPP de Psicologia Evolucionista. Realizou atividades de pós-doutoramento no LEEC, Universidade Paris-13 (Villetaneuse-França). e-mail: [email protected]

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Hattori, W. T., Castro, F. N., & Lopes, F. de A. (2013). Escolha de Parceiro na Adolescência: Idealizando Parceiros Românticos. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11466

Edição

Seção

Artigos