Comunicação partidária: a estratégia comunista durante a ditadura militar brasileira

Autores

  • Marco Antônio Roxo da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Mônica Mourão Faculdade Cearense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7540

Palavras-chave:

Partido Comunista do Brasil, comunicação, Ditadura Militar

Resumo

Neste artigo iremos pesquisar o papel que a imprensa do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) teve nos anos 1970 na sobrevivência do partido diante do agudo quadro de perseguições por ele sofrido. Partimos da hipótese que este jornal estava inserido num circuito comunicativo do partido cuja ênfase primordial era efetivar entre os militantes o mito da revolução mesmo diante da mais severa crise e da opção velada do partido pela via eleitoral após o fracasso da guerrilha do Araguaia. Para sustentarmos este argumento, trabalhamos com os conceitos de rede de comunicação e comunidade imaginada.

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Biografia do Autor

Marco Antônio Roxo da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Mourão, Faculdade Cearense

P

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Como Citar

Silva, M. A. R. da, & Mourão, M. (2010). Comunicação partidária: a estratégia comunista durante a ditadura militar brasileira. Revista FAMECOS, 17(2), 33–40. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7540

Edição

Seção

Dossiê Ditadura