Quem lê tanta notícia? O jovem universitário e o jornal impresso

Autores

  • Maria Apparecida Campos Mamede-Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6320

Palavras-chave:

Jornal impresso, mídia, modos de endereçamento

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre uma possível relação de um elenco de valores e problemas, apresentados por jovens universitários, com os temas veiculados pelo jornal impresso. Destaca a tematização em torno de campos de problematização moral, enfatizando que o jornal impresso articula diversos temas em torno de seu público leitor, configurando uma situação circular em que o jornal procura atender ao anseio de um determinado público, ao mesmo tempo em que o leitor busca determinado jornal por sua linha editorial. A opinião do jovem universitário é constituída a partir de um processo individual de reelaboração e de um repertório formado por fontes de diferentes procedências, de posições e contraposições.

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Biografia do Autor

Maria Apparecida Campos Mamede-Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Coordenadora Central de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Como Citar

Mamede-Neves, M. A. C., & Pedrosa, S. M. P. de A. (2009). Quem lê tanta notícia? O jovem universitário e o jornal impresso. Revista FAMECOS, 16(40), 68–76. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6320

Edição

Seção

Perspectivas do Jornalismo