Os blogs não são diários pessoais online: matriz para a tipificação da blogosfera

Autores

  • Alex Primo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4425

Palavras-chave:

Blog, blogosfera, interação

Resumo

Blogs foram inicialmente definidos como diários íntimos online. Diante de tal visão reducionista, e após discutir a heterogeneidade da blogosfera — incluindo blogs organizacionais, educacionais, splogs, flogs e o caráter público ou privado dessas publicações—, este artigo apresenta uma matriz para a tipificação de blogs. A partir de uma reflexão de diversas dimensões de estudo, propõe-se quatro grandes grupos: pessoal e profissional (blogs individuais); grupal e organizacional (coletivos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Primo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

BOLTER, Jay David. Writing Space: computers, hypertext, and the remediation of print. 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2001.

EFIMOVA, Lilia; MOOR, Aldo de. Beyond personal webpublishing: an exploratory study of conversational blogging practices. In: Thirty-eighth Hawaii International Conference on System Sciences, Havaí, 2005. Anais. Havaí, 1999.

GRANIERI, Giuseppe. Geração blogue. Lisboa: Presença, 2006.

HERRING, Susan C.; Scheidt, L. A.; Bonus, S.; Wright, E. Weblogs as a bridging genre. Information Technology & People, v. 18, n. 2, p. 142–171, 2005.

HERRING, Susan C. Interactional Coherence in CMC. In: Thirty-second Hawaii International Conference on System Sciences, 1999, Havaí. Anais. Havaí, 1999.

KEEN, Andrew. The cult of the amateur : how today’s internet is killing our culture. New York: Doubleday/ Currency, 2007.

KRISHNAMURTHY, S. The Multidimensionality of Blog Conversations: The Virtual Enactment of September 11. In Maastricht, The Netherlands: Internet Research 3.0, 2002.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PRIMO, Alex; SMANIOTTO, Ana Maria Reczek. Blogs como espaços de conversação: interações conversacionais na comunidade de blogs insanus e Compós, v. 1, n. 5, p. 1-21, 2006.

PRIMO, Alex; SMANIOTTO, Ana Maria Reczek. Comunidades de blogs e espaços conversacionais. Prisma.com, v. 3, p. 1-15, 2006.

PRIMO, Alex. Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: Relacionamentos no blog Martelada. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007. Anais. Santos: Intercom, 2007.

PRIMO, Alex . Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PRIMO, Alex . O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós. Brasília, v. 9, p. 1-21, 2007.

PRIMO, Alex. Avaliação qualitativa de interações em redes sociais: Relacionamentos no blog Martelada. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, v. 4, p. 137-158, 2007.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

SCOBLE, Robert; ISRAEL, Shel. Naked Conversations: How Blogs are Changing the Way Businesses Talk with Customers. Hoboken: Wiley, 2006.

Downloads

Publicado

2008-11-20

Como Citar

Primo, A. (2008). Os blogs não são diários pessoais online: matriz para a tipificação da blogosfera. Revista FAMECOS, 15(36), 122–128. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4425

Edição

Seção

Comunicação e Relações Sociais