Reflexividade e Jornalismo: algumas aproximações

Autores

  • Carlos Alberto de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4418

Palavras-chave:

Jornalismo, reflexividade, sociedade

Resumo

Neste artigo utilizamos o conceito de reflexividade, proposto por Anthony Giddens, para compreendermos algumas das condições que envolvem as relações entre jornalismo e sociedade em condições de modernidade. O primeiro movimento se dá em torno da noção de reflexividade, conceito tido por Giddens como fundamental para a compreensão das transformações pelas quais tem passado a modernidade. Em um segundo momento, tomamos como referência os conceitos de noticiabilidade, agendamento e enquadramento, fundamentais para a compreensão do jornalismo, inclusive as muitas negociações que os atores sociais com ele empreendem. Na seqüência, identificamos como a reflexividade é um conceito que se presta a uma dimensão metodológica na explicitação dos modos como a mídia, e particularmente o jornalismo, interagem com o conjunto social.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2008-11-20

Como Citar

de Carvalho, C. A. (2008). Reflexividade e Jornalismo: algumas aproximações. Revista FAMECOS, 15(36), 77–83. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4418

Edição

Seção

Menções de Destaque – Compós 2008

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