Mídia eletrônica e um convite à colaboração em projetos artísticos e culturais

  • Karla Schuch Brunet Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Mídia, colaboração, tecnologia

Resumo

Este trabalho propõe-se a mostrar práticas que usam mídia eletrônica para auxiliar no processo de colaboração em projetos artísticos e culturais. Projetos que usam a internet, telefonia celular, GPS, redes wi-fi,dentre outros meios, conseguem mobilizar um grande número de pessoas a colaborarem, a produzirem e a terem um posicionamento ativo. Também é objetivo deste trabalho um convite à colaboração sendo que muitos destes projetos só funcionam se as pessoas participarem. Iniciativas existem muitas, o que falta é criar no público uma educação para a atividade. A mídia eletrônica possibilita e facilita criações artísticas e culturais, cabe aos educadores e produtores culturais desenvolver habilidades e motivação para tal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Schuch Brunet, Universidade Federal da Bahia
Professora da Universidade Federal da Bahia

Referências

BAIGORRI, Laura. El futuro ya no es lo que era. De la Guerrilla Television a la Resistencia en la red. Aleph-arts, 1998. Disponível em: http://aleph-arts.org/pens/baigorri.html. Acesso em: nov. 2005.

BENKLER, Yochai. The Political Economy of Commons. Upgrade, 2003. Disponível em: http://www.benkler.org/Upgrade-Novatica%20Commons.pdf

GERE, Charlie. Digital culture. London: Reaktion Books, 2002.

HARDIN, Garrett. The Tragedy of the Commons. Science, 1968. Disponível em: http://www.garretthardinsociety.org/articles/art_tragedy_of_the_commons.html.

HELD, John. The Mail Art Exhibition: Personal Worlds to Cultural Strategies. In: CHANDLER, Annmarie; NEUMARK, Norie (Ed.). At a distance: precursors to art and activism on the Internet. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

HIGGINS, Hannah. Fluxus experience. Berkeley: University of California Press, 2002.

LATOUR, Bruno. There is no information, only transformation. An Interview with Bruno Latour. In: LOVINK, Geert (Ed.). Uncanny networks: dialogues with the virtual intelligentsia. Cambridge, Mass: MIT Press, 2002.

LESSIG, Lawrence. The future of ideas: the fate of the commons in a connected world. New York: Random House. 2001.

LEVINSON, Paul. Digital McLuhan: a guide to the information millennium. London, New York: Routledge, 1999.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, Mass: MIT Press, 2002.

PERKINS, Stephen. Assembling Magazines and Alternative Artists' Network. In: CHANDLER, Annmarie; NEUMARK, Norie (Ed.). At a distance: precursors to art and activism on the Internet. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

RIBEIRO, Ana Elisa. Os enciclopedistas franceses rolam nos túmulos. Digestivo Cultural, 2007. Disponível em: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2251.

ROSAS, Ricardo. The Revenge of Lowtech: Autolabs, Telecentros and Tactical Media in São Paulo. In: Sarai Reader. Delhi: Sarai Programme, CSDS, 2004.

SMITH, Owen F. Fluxus Praxis: An Exploration of Connections, Creativity, and Community. In: CHANDLER, Annmarie; NEUMARK, Norie (Ed.). At a distance: precursors to art and activism on the Internet. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

TREND, David. The crisis of meaning in culture and education. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1995.

TRIBE, Mark; JANA, Reena. Arte y nuevas tecnologías. Köln, Germany: Taschen, 2006.

VIRILIO, Paul. La grande optique. In: WEIBEL, Peter (Ed.). Zur Rechtfertigung der hypothetischen Natur der Kunst und der Nicht-Identität in der Objektwelt. Köln: Tanja Grunert, 2000.

Publicado
2008-04-14
Como Citar
Brunet, K. S. (2008). Mídia eletrônica e um convite à colaboração em projetos artísticos e culturais. Revista FAMECOS, 14(34), 67-73. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3454
Seção
Televisão e Comunicação