João do Rio e os gêneros jornalísticos no início do século XX

Autores

  • Marcelo Bulhões Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3418

Palavras-chave:

Gêneros jornalísticos, Reportagem, História da imprensa

Resumo

A obra de João do Rio constitui um objeto indispensável para a reflexão acerca do desenvolvimento dos gêneros jornalísticos no Brasil. Passadas décadas no esquecimento, sua revalorização necessita, todavia, de alguns ajustes. Fundamentalmente: é necessário situá-la com rigor em um contexto particular, o do início do século XX, momento em que o jornalismo no país passava por uma significativa transformação, com o abandono de sua feição doutrinária e a incorporação de uma dinâmica comercial e empresarial. O reconhecimento das peculiaridades desse contexto é chave imprescindível para se compreender como se configuram os gêneros jornalísticos presentes em suas principais obras. Com isso, dimensiona-se o caráter plural na conformação de gêneros provenientes do jornalismo europeu que se manifesta, por exemplo, na simbiose entre reportagem e crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bulhões, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista, doutor em Literatura Brasileira e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos os títulos pela USP. Possui licenciatura em Letras pela UNESP. Professor do Curso de Comunicação Social da UNESP, onde ministra disciplinas de literatura e língua portuguesa. Compõe o programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma instituição. Pesquisador experiente, com produção intelectual periódica, sua produção recente é focada nas relações históricas e discursivas entre jornalismo e literatura e nas manifestações ficcionais das mídias. 

Referências

EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro de meu tempo. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1938.

GRIECO, Agripino. Evolução da prosa brasileira. Rio de janeiro: Ariel, 1933.

MEDINA, Cremilda. Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 2. ed. São Paulo: Summus, 1988.

PEREIRA, Lúcia Miguel. História da literatura brasileira: prosa de ficção: de 1870 a 1920. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1988.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Paris: H. Garnier, 1908.

_____. Vida vertiginosa. Rio de Janeiro: Garnier, 1911.

RODRIGUES, João Carlos. João do Rio: uma biografia. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. O adiantado da hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro. São Paulo: Summus, 1990.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Bulhões, M. (2008). João do Rio e os gêneros jornalísticos no início do século XX. Revista FAMECOS, 14(32), 78–84. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3418

Edição

Seção

A Mediação Entre Jornal e Outras Mídias