Identidade étnica e recepção televisiva: revisitando dados de uma pesquisa empírica

Autores

  • Jiani Adriana Bonin Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.28.3336

Palavras-chave:

Recepção, Identidade étnica, Mediações

Resumo

O artigo trata da mediação da identidade étnica na recepção televisiva. Revisita dados de uma pesquisa de recepção de telenovela em que a identidade étnica foi tomada como uma mediação configuradora do processo de recepção. Os resultados mostram que a identidade étnica atua como matriz de sentidos produzidos na relação com a telenovela, com base na qual os telespectadores reconhecem-se/distinguem-se de personagens, práticas e situações vistos. A pesquisa permitiu perceber a existência de matrizes fortes de sentido nestas identidades, que atuam como elementos de configuração de apropriações singulares da telenovela, como também movimentos de redefinição.

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Biografia do Autor

Jiani Adriana Bonin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (doutorado e mestrado). Realizou pós-doutorado junto ao Programa de Estudios en Comunicación y Ciudadanía, do Centro de Estudios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba (2009) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001). Foi professora visitante da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB-Espanha) em 2005 e 2007, no Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual e integrou a equipe do Projeto Acadêmico de Cooperação Internacional Brasil-Espanha (Unisinos-UAB) sobre mídia, interculturalidade de migrações transnacionais, financiado pela CAPES (Brasil) e Ministerio de Educación y Ciencia (Espanha). 

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Publicado

2008-04-13

Como Citar

Bonin, J. A. (2008). Identidade étnica e recepção televisiva: revisitando dados de uma pesquisa empírica. Revista FAMECOS, 12(28), 45–54. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.28.3336

Edição

Seção

Recepção Televisiva