Os primeiros jornais de bairro comunitários de Porto Alegre

  • Beatriz Dornelles/ PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Jornal de bairro, jornalismo comunitário, história da imprensa

Resumo

Relato da fundação e produção dos dois primeiros jornais de bairro que circularam em Porto Alegre, ambos com cará- ter comunitário e tendo como criador a mesma pessoa, o servidor público Odemar Marino Ferlauto. O primeiro, O SABIdo, é o pioneiro do Rio Grande do Sul, tendo surgido em 1954, no bairro Ipanema, zona sul. O segundo, o COLMEIA, foi fundado em 1967, também em Ipanema. Ambos circularam com distribuição gratuita entre os moradores do bairro, foram comercializados junto ao pequeno comércio da região e a profissionais liberais, e o modo de produção era artesanal. O jornal registrou o cotidiano dos anos 54 e 67 e serviu para disseminar as reivindicações da comunidade. O trabalho do editor tinha caráter de voluntariado e o jornal não visava lucro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Dornelles/ PUCRS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicacação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, da cidade do Porto, Portugal.

Referências

ASSOCIAÇÃO DE JORNAIS DE BAIRRO DE SÃO PAULO. Disponível em: http://www.ajorb.com.br/aj-historia-imprensa Acesso em: 13 fev. 2005.

BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 1964.

CRUZ, Gustavo. Consolidação dos jornais de bairro em Porto Alegre. Monografia (trabalho de conclusão de curso) - Curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS, sob orientação de Beatriz Dornelles. Jun. 2002.

FONTES, Carlos. Breve história do Brasil. Disponível em: http://lusotopia.no.sapo.pt/ indexBRHistoria.html Acesso em: 13 fev. 2005.

DORNELLES, Beatriz. Imprensa comunitária: jornais de bairro de Porto Alegre. In: HAUSSEN, Doris (org.). Mídia, Imagem & Cultura, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA (FEE). A política social brasileira 1930-1964 – Evolução Institucional no Brasil e no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1983.

JANOWITZ, Morris. Os elementos sociais do urbanismo. 1952. Primeira edição brasileira: Rio de Janeiro: Fórum Editora, 1971.

LE CORBUSIER. Disponível em: www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/corbusier.htm Acesso em: 20 fev. 2005.

MARQUES DE MELO, José. A opinião no Jornalismo Brasileiro. Petrópolis: 1994.

MEDEIROS, Laudelino T. A Urbanização no Rio Grande do Sul. In: Veritas, Revista da PUC do Rio Grande do Sul. Primeiro Congresso Brasileiro de Psicodinâmica das Cores. Porto Alegre: Tipografia Champagnat, 1967.

SOUZA, Célia Ferraz; MÜLLER, Dóris Maria. Porto Alegre e sua evolução urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.

STENZEL, Clóvis. Problemas da Família Moderna. In: Veritas, Revista da PUC do Rio Grande do Sul. Primeiro Congresso Brasileiro de Psicodinâmica das Cores. Porto Alegre: Tipografia Champagnat, 1967.

Publicado
2008-04-13
Como Citar
Dornelles/ PUCRS, B. (2008). Os primeiros jornais de bairro comunitários de Porto Alegre. Revista FAMECOS, 12(27), 105-116. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.27.3327
Seção
Jornalismo