A cultura do marketing

Autores

  • Gisele Marchiori Nussbaumer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3047

Palavras-chave:

Comunicação, marketing, mercantilização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a cultura na sociedade contemporânea face a sua crescente mercantilização e, conseqüentemente, face ao uso de estratégias de marketing no campo artístico e cultural. Isso tendo como foco central de análise as novas relações que se estabelecem entre os diversos atores sociais envolvidos na produção, viabilização, divulgação e consumo de bens e produtos culturais: artistas, patrocinadores, agentes, mídia e público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Marchiori Nussbaumer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BOURDIEU, Pierre & HAACKE, Hans. Livre-troca. Diálogos entre a ciência e a arte. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1995.

COLBERT, François. Le marketing des arts et de la culture. Quebec: Gaetan Morin, 1993.

DURAND, José Carlos. Arte, privilégio e distinção:artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1989.

EVRARD, Yves. Le management des entreprises artistiques et culturelles. Paris: Economica, 1993.

EVRARD, Yves. Culture et marketing: Incompatibilité ou reconciliation? Première Conference International sur la Gestion des Arts. HEC-Montreal. 22-24 out, 1991

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Nussbaumer, G. M. (2008). A cultura do marketing. Revista FAMECOS, 6(10), 203–211. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3047

Edição

Seção

Marketing