Sob o signo do consumo: status, necessidades e estilos

Autores

  • Mariângela Machado Toaldo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1997.7.2989

Palavras-chave:

Comunicação, publicidade, consumo

Resumo

Muitas vezes, procura-se justificar as práticas consumistas em torno da descoberta das necessidades das pessoas e da procura de objetos para satisfazê-las. Esta visão pressupõe que as necessidades humanas são tão objetivas que é possível identificar suas causas e suas respectivas soluções. Não que isso seja impossível, mas este movimento não acontece de forma tão simples assim. Desconsidera-se aí toda a abstração que envolve os sentimentos, gostos e estímulos que embasam o sistema das necessidades e satisfações das pessoas.

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Biografia do Autor

Mariângela Machado Toaldo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. Paris: Gallimard, 1972.

__________. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

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Publicado

2008-04-09

Como Citar

Toaldo, M. M. (2008). Sob o signo do consumo: status, necessidades e estilos. Revista FAMECOS, 4(7), 89–97. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1997.7.2989

Edição

Seção

Artigos