O corpo do/no discurso midiático das dietas: efeitos do novo e da novidade

  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Professora Associada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP - curso Ciências da Informação e da Documentação); Livre Docente em Ciência da Informação (FFCLRP/USP); Doutorado direto em Psicologia (FFCLRP/USP); Graduação em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto.
  • Rodrigo Daniel Sanches Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
Palavras-chave: Corpo, Dietas, Mídia

Resumo

A pesquisa busca investigar e refletir, na perspectiva teórica da Análise do Discurso (Pêcheux; Orlandi), em interface com pesquisadores das Ciências Sociais, o sujeito e os efeitos de sentido produzidos pelo discurso midiático das dietas e suas supostas novidades. O corpus da pesquisa é composto por revistas e sites que divulgam e promovem as novas dietas. A nossa hipótese é a de que o discurso midiático das novas modalidades de regime afeta a constituição do sujeito e sua relação com o corpo na atualidade. Esse discurso, com uma linguagem sempre ancorada em simbolismos, promete que o novo (a nova dieta, o novo exercício) por si só, é e será sempre o melhor, mesmo que o surgimento de coisas novas ocorra numa velocidade incompatível com a capacidade dos sujeitos de consumi-las e entendê-las em sua totalidade. O discurso midiático do mercado das dietas faz circular sentidos de um corpo-projeto que contrastam com a obsolescência do corpo da realidade. O sujeito é convocado a viver na encruzilhada entre a excelência imposta pelas ferramentas midiáticas e a imperfeição da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Professora Associada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP - curso Ciências da Informação e da Documentação); Livre Docente em Ciência da Informação (FFCLRP/USP); Doutorado direto em Psicologia (FFCLRP/USP); Graduação em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto.
Professora Associada com dedicação exclusiva na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), onde dá aulas e orienta alunos de graduação (Ciências da Informação e da Documentação), mestrado e doutorado (Pós-Graduação em Psicologia), além de supervisionar pós-doutorados; Livre Docente em Ciência da Informação (FFCLRP/USP); Doutorado direto em Psicologia (FFCLRP/USP); Graduação em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto.
Rodrigo Daniel Sanches, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
Doutorando em Psicologia pela FFCLRP/USP; Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) (Unibero/SP)

Referências

BAITELLO JR., Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2012.

BASTOS, Gustavo; GARCIA, Dantielle Assumpção; SOUSA, Lucília Maria Abrahão e. O discurso na rede eletrônica e o Google: o movimento LGBT em destaque. Revista RUA, Campinas, v. 20, n. 2, nov. 2014, p. 33-50.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

DRUMMOND, Carlos. Corpo: Novos Poemas. Rio de Janeiro: Record, 2004.

FOXCROFT, Louise. A tirania das dietas: dois mil anos de luta contra o peso. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e as outras vozes. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

MARIANI, Bethania. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

MICHAELIS 2000: moderno dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2000.

MILANEZ, Nilton. A possessão da subjetividade: sujeito, corpo e imagem. In: SANTOS, João Bôsco Cabral dos (org.). Sujeito e subjetividade: discursividades contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2009.

OLIVEIRA, Dennis de. Entrevista – Zygmunt Bauman. Revista Cult, on-line, 2009. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/entrevis-zygmunt-bauman Acesso em: 15 jan. 2017.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes Editores, 2009.

______. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

PAYER, Maria Onice. Linguagem e sociedade contemporânea - sujeito, mídia, mercado. Revista RUA, Campinas, v. 11, n. 1, p. 09-25. set. 2005.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

PRIORE, Mary Del. Prefácio para a obra - Do altar às passarelas: da anorexia santa à anorexia nervosa. São Paulo: Annablume, 2006.

SANCHES, Rodrigo Daniel; SOUSA, Lucília Maria Abrahão. Admirável carro novo: o envelhecimento precoce de discursos e coisas. In: PATTI, Ane Ribeiro (e outros) (org.). Textecendo discursos na contemporaneidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.

SOUSA, Kátia Menezes. O corpo enunciado e os movimentos de subjetivação e objetivação no reino do virtual. In: SANTOS, João Bôsco Cabral dos (org.). Sujeito e subjetividade: discursividades contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2009.

VINES, Juliana. “O corpo não se desintoxica com suco”, diz nutricionista da USP. Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo, fev. 2016. Disponível em: http://achatadasdietas.blogfolha.uol.com.br/2016/02/11/o-corpo-nao-se-desintoxica-com-suco-diz-nutricionista-da-usp/. Acesso em: 5 jan. 2017.

WEINBERG, Cybelle; CORDÁS, Táki Athanássios. Do altar às passarelas: da anorexia santa à anorexia nervosa. São Paulo: Annablume, 2006.

Publicado
2018-01-02
Como Citar
Sousa, L. M. A. e, & Sanches, R. D. (2018). O corpo do/no discurso midiático das dietas: efeitos do novo e da novidade. Revista FAMECOS, 25(1), ID27408. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27408
Seção
Tecnologias do Imaginário