Performances e memória em expressões televisivas

  • Jorge Cunha Cardoso Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0002-4276-934X
  • Juliana Freire Gutmann Universidade Federal da Bahia
  • Rafael José Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Performance, Memória, Televisão

Resumo

Este artigo propõe compreender como operam aspectos constitutivos das performances e da memória em produções televisivas constituídas na interface com a música popular. A partir dos performance studies e com ênfase analítica na relação texto-contexto, discutimos como se entrelaçam questões referentes ao discurso informativo e à fabulação como um padrão atual de construção narrativa. Esses padrões contribuem para a produção de uma estabilidade contextual provisória dos produtos e, nesse sentido, contribuem também para a construção e perpetuação da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Cunha Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Doutor em Comunicação, UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA e do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.
Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Docente do Departamento de Comunicação e coordenadora do POSCOM, UFBA.
Rafael José Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Comunicação, UFMG.

Referências

AZEVEDO, Rafael José. O corpo audiovisual do cantor popular: Performances e gestos de Tom Zé no programa Ensaio. Revista Brasileira de Estudos da Canção, Natal, n. 4. 2013. Disponível em: http://www.rbec.ect.ufrn.br/index.php/RBEC_N4_A13. Acesso em: 18 jul. 2014.

______. Tom Zé em Ensaio: Performances, canções, televisão. Belo Horizonte: PPGCOM - UFMG, 2016.

BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: PICADO, B; MENDONÇA, C; CARDOSO FILHO, J. (org.). Experiência Estética e Performance. Salvador: EDUFBA, 2014.

CARDOSO FILHO, Jorge; AZEVEDO, Dilvan. Da sedução do argumento: dimensões (est)éticas da crítica midiática. In: DALMONTE, E. (org.). Teoria e Prática da Crítica Midiática. Salvador: EDUFBA, 2013.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.

ENSAIO. Página do programa no site da TV Cultura, 2016. Disponível em: http://tvcultura.com.br/programas/ensaio. Acesso em: 15 jan. 2017.

Elis Regina: MPB Especial - 1973. FARO, Fernando. 2004. 1 DVD (99 min.).

FARO, Fernando. Baixo: Homenagem ao maior produtor da MPB na televisão. São Paulo: Cultura - Fundação Padre Anchieta, 2007.

FRITH, Simon. Performing Rites: on the value of popular music. Cambridge Massachusset: Harvard University Press, 1998.

GALARD, Jean. A beleza dos gestos: uma estética das condutas. São Paulo: Edusp. 2008.

GROSSBERG, Lawrence. WeGottaGet Out ofthisPlace: Popular Conservatism and Post modern Culture. New York, London: Routledge, 1992.

GUTMANN, Juliana Freire. Estratégias de endereçamento da primeira versão do Jornal da MTV. In: GOMES, Itania Maria Mota (org.). Gêneros televisivos e modos de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro-passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto (PUC-Rio), 2006.

LEAL, Bruno Souza; ANTUNES, Elton. O testemunho midiático como figura de historicidade: implicações teórico-metodológicas. Chasqui - Revista Latinoamericana de Comunicación. v. 1, n. 129, ago./nov., 2015.

LEAL, Bruno Souza; AZEVEDO, Rafael José. O som do Ensaio. Revista Logos: Mediações Sonoras. ed. 35, v. 12, n. 2, 2011.

SAPHIRA, Bruno. Na vertigem do cinema documentário: mise-en-scène, performance e acaso como meios de convivência da ficcionalidade no documentário brasileiro contemporâneo. 2016. 188f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, UFBA. Salvador, 2016.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduccion. 2 ed. New York & London: Routledge, 2006.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: Das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013.

SHUKER, Roy. Vocabulário de Música Pop. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Hedra, 1999.

VILARINO, Ramon Casas. A MPB em movimento: Música, festivais e censura. São Paulo: Olhos d’Água, 1999.

Publicado
2017-08-01
Como Citar
Cardoso Filho, J. C., Gutmann, J. F., & Azevedo, R. J. (2017). Performances e memória em expressões televisivas. Revista FAMECOS, 24(3), ID26917. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.26917
Seção
Dossiê