Do microensino à vídeo-aula na era digital

  • Luiza Carraveta Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Vídeo-aulas, Estúdio de Ensino, Habilidades técnicas de Ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para a capacitação dos professores que gravam videoaulas através da utilização de habilidades técnicas de ensino num estúdio de ensino. Para isto, resgata, historicamente, o micro-teaching no Brasil, sugere habilidades técnicas de ensino para videoaulas e transpõe a tecnologia de um estúdio de TV para um estúdio de ensino. São apresentadas, também, sugestões de como o professor enriquece a sua aula, com a utilização de uma mesa do professor, contendo os recursos informatizados de que ele vai utilizar na sua videoaula. São sugeridas habilidades que enriqueçam as telealunas, vídeo-aulas e web-aulas, apresentadas e gravadas num estúdio de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Carraveta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em Letras, Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutora em Televisão, Produção, Direção e Roteiro, pela University of California, Los Angeles, UCLA/USA. Estágio Pós-Doutoral, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Referências

ALLEN, D. W.; WAI-PING, W. Micro-teaching. Beijing: HsinHuaPublishers, 1996. Disponível em: htpp:///www.in.edu.tcl/learning_matters/01-99-30%. Acesso em: 11 mar. 2008.

BAPTISTA, M., QUARESMA, M., MATA-PEREIRA, J.,& PONTE, J. P. Os estudos de aula como contexto de desenvolvimento profissional. In: Seminário “Práticas profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática”. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.

CARRAVETTA, Luiza Maria Cezar. Construindo o Telejornal. Porto Alegre: Armazém Digital, 2009.

CARRAVETTA, Luiza Maria Cezar e COELHO, Marta de Moraes. O Vídeo Educativo, Uma Ferramenta para o professor. Porto Alegre: Algo Mais, 2010.

CUSTÓDIO, José de Arimathéia Cordeiro. Diálogo e Interação, v. 3, 2010. Disponível em: http//www.faccrei.edu.br/dialogoeinteracao

DONÁ HILA, Cláudia Valéria. Acta Scientiarumand Social Sciences. v. 31, n. 1, 2009.

Félix, T. Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lessonstudy). Tese (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, p. 33-41, 2010.

MORAN, José Manuel. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, set./dez. 2009, p.286-290.

SANT’ANNA, Flávia Maria. Microensino e Habilidades Técnicas do Professor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.

Publicado
2015-06-19
Como Citar
Carraveta, L. (2015). Do microensino à vídeo-aula na era digital. Revista FAMECOS, 22(2), 48-65. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.2.21045
Seção
Metodologia