A construção material da midiatização: estudo dos procedimentos técnico-expressivos das minisséries Primo Basílio e Os Maias

Autores

  • Solange Wajnman UNIP
  • Mariana Christina de Faria Tavares Rodrigues UNA/MG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12326

Palavras-chave:

Televisão, cenário, figurino

Resumo

Trata-se de examinar a produção e veiculação dos cenários e figurinos de duas minisséries que se interconectam. Trabalhando historicamente, discute-se em âmbito mais geral, como a produção das minisséries se moderniza desde 1988 (Primo Basílio) até 2000 (Os Maias), época em que os recursos tecnológicos estão mais avançados e a organização de trabalho mais estruturada. A melhor qualidade da imagem, a busca de verossimilhança e a pesquisa histórica minuciosa, entre outros fatores, certamente contribuíram para o aprimoramento das estratégias de sedução da emissora. Ao mesmo tempo, em níveis mais específicos, busca-se compreender como os procedimentos tecnológicos e estéticos utilizados no tratamento do figurino se inserem nos processos de emergência da midiatização, processos estes, característicos de uma sociedade globalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORELLI, Silvia. Migrações narrativas em multiplataformas: telenovelas Ti-Ti-Ti e Passione. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de e outros (Orgs.). Ficção Televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011.

BRAGA, José Luiz, Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi e outros (Orgs.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2007.

CARDOSO, João Batista Freitas. A semiótica do cenário televisivo. São Paulo: Annablume, Fapesp, USCS, 2008.

CASIMIRO, Antônio. Consultor da Rede Globo para minisséries. Entrevistadores: Solange Wajnman e Mariana Christina de Faria Tavares Rodrigues. Lisboa, 2009. 1 gravador portátil digital (60 min.), estéreo.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Corpo e forma: ensaios para uma crítica não hermenêutica. Rio de Janeiro: UERJ, 1998.

______. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contratempo, 2011.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

MEMÓRIA Globo. Entre tramas, rendas e fuxicos: o figurino na teledramaturgia da TV Globo. São Paulo: 2007.

ORTIZ, Renato e outros. Telenovela: História e produção. São Paulo: Brasiliense, 1988.

OS MAIAS. Dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Brasil: Globo Vídeo, 2004. 1 DVD.

SODRÉ, Muniz. Eticidade, Campo Comunicacional e Midiatização. In: MORAES, Denis (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

Downloads

Como Citar

Wajnman, S., & Rodrigues, M. C. de F. T. (2012). A construção material da midiatização: estudo dos procedimentos técnico-expressivos das minisséries Primo Basílio e Os Maias. Revista FAMECOS, 19(2), 496–510. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12326

Edição

Seção

Imagens