Corpos e “modelos” de masculinidades: o foco nas mídias

Autores

  • Celso Vitelli UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12318

Palavras-chave:

Mídias, corpos, masculinidades

Resumo

Neste texto, procuro analisar algumas conexões entre os conceitos sobre masculinidades, corpos e mídias. Examino uma pluralidade de protótipos masculinos presentes nas mídias, demarcando superfícies de emergência de diferentes masculinidades, mostrando onde elas podem surgir. Destaco, ainda, os discursos que circulam em torno das ditas “novas” masculinidades, especialmente aquelas que vêm construindo também memórias e discursos corporais masculinos na mídia. Assim, esse estudo evidencia a interlocução entre corpos e masculinidades nas mídias impressas ou televisivas. Nas conclusões desta pesquisa, reconheço que nos tornamos conscientes de que não existe uma masculinidade ou um protótipo de corpo masculino que tenha a solidez de uma rocha, que ofereça uma garantia de ser vivida em plenitude para toda uma vida. Nos discursos das mídias, as mas-culinidades são muitas e vistas como negociáveis e revogáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

______. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CALLIGARIS, Contardo. Músculos Impossíveis e Invejáveis. Folha de S. Paulo, São Paulo, 08 fev. 2001. Caderno Ilustrada, p. 1.

COSTA, Jurandir Freire. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

______. A ética e o espelho da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

______. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

COURTINE, Jean-Jacques. Os stakhanovistas do narcisismo: body-building e puritanismo ostentatório na cultura americana do corpo. In: SANT’ANNA, Denise B. de (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.

FISCHER, Milena. Homem com H. Zero Hora, Porto Alegre, 20 ago. 2006. Caderno Donna, p. 8-11.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

______. A arqueologia do saber. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2002.

GARCIA, Wilton. O corpo contemporâneo: a imagem do metrossexual no Brasil. Revista virtual de humanidades, n. 11, v. 5, jul./set. 2004. Dossiê gênero. Disponível em: http://www.seol.com.br/mneme Acesso em: 23 abr. 2005.

GÓES, Fred; VILLAÇA, Nízia. Em nome do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

KEHL, Maria Rita. As máquinas falantes. In: NOVAES, Adauto (Org.). O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 243-259.

KELLNER, Douglas. Introdução. In: ______. A cultura da mídia: estudos culturais, identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru/SP: EDUSC, 2001, p. 9-21.

LOURO, Guacira L. Pedagogias da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 7-34.

LUPTON, Débora. Corpos, prazeres e práticas do eu. In: Educação & Realidade: produção do corpo, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 15-48, jul./dez. 2000.

NOLASCO, Sócrates. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

______. De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades contemporâneas ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

SACCOMORI, Camila. Saiba quem são os emoboys. Zero Hora, Porto Alegre, 10 abr. 2005. Caderno Donna, p. 10-12.

SCHELP, Diogo. O homem em nova pele. Revista Veja, São Paulo, ano 36, n. 39, p. 62-68, out. 2003.

SCHMITT, Jean-Claude. A moral dos gestos. In: SANT’ANNA, Denise B. de (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

SILVESTRE, Lusa. O cool do brega. Revista Playboy, São Paulo, ano XXX, n. 358, p. 22, maio 2005.

VIRILIO, Paul. Estratégia da decepção. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

VOLNOVICH, Juan Carlos. Actualidad psicologica: periodico de divulgación psicologica. Año XXIII, n. 253, maio 1998.

Downloads

Como Citar

Vitelli, C. (2012). Corpos e “modelos” de masculinidades: o foco nas mídias. Revista FAMECOS, 19(2), 355–372. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12318

Edição

Seção

Mídia e Cultura