Para Além da Fixidez do Traço no Desenho: representação pictórica e narrativa no humor gráfico

  • Benjamim Picado Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Comunicação, Caricatura, Humor gráfico

Resumo

Temos a intenção de examinar as relações entre a representação de ações e as formas fixas de desenhos, a partir de um olhar sobre as potencialidades narrativas de aspectos visuais das tradicionais tiras diárias: estamos especialmente preocupados com a complementaridade entre os traços estilísticos da caricatura - como um matriz para o desenho de personagens – e a estrutura narrativa mesma das gags visuais - como o modelo privilegiado para a representação das ações próprias ao gênero cômico. Numa tal perspectiva, a morfologia do humor visual - simbolizada pela caricatura - é melhor abordada somente se sua graça humorística for considerada como parte do problema geral de um estilo “lacunar” ou “expressivo” da caricatura: ao associá-la com uma abordagem poética do riso, a incompletude da composição icônica na caricatura é instrumental para a realização da narratividade visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamim Picado, Universidade Federal Fluminense
doutor em comunicacao e semiotica (puc-sp), professor do departamento de estudos culturais e midia, da universidade federal fluminense

Referências

CARRIER, David. Caricature; or, representing causal connection. In: The Aesthetics of Comics. Pennsylvania: Pennsylvania University Press, 2000.

GOMBRICH, Ernst H. O experimento da caricatura. In: Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

______. The Mask and the Face: the perception of physiognomic likeness in life and in art. In: The image and the eye. London: Phaidon, 1982.

GUBERN, Roman. La narration iconique au moyen dês images fixes. In: Degrés, n. 59, p. 1-30, 1989.

MESKIN, Aaron. Comics as litterature? In: British Journal of Aesthetics, Oxford, v. 49, n. 3, p. 219-239, 2009.

MOLITERNI, Claude. Technique narative. In: Bande Dessinée et figuration narrative. Paris: Musée des Arts Décoratifs/Palais Du Louvre, p. 179-199, 1967.

SABIN, Roger. The pioneers. In: Comics, Comix & Graphic Novels. London: Phaidon, p. 12-25, 1996.

WÖLFFLIN, Heinrich. Linear e pictórico. In: Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Publicado
2013-09-16
Como Citar
Picado, B. (2013). Para Além da Fixidez do Traço no Desenho: representação pictórica e narrativa no humor gráfico. Revista FAMECOS, 20(2), 354-371. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.11982
Seção
Imagens