Resenha de Livro Internacional: BOUSQUET. How the University Works: higher education and the low-wage nation. New York, NY: New York University Press, 2008.

Autores

  • Deryl K Hatch University of Texas at Austin

Resumo

O livro de Bousquet oferece uma perspectiva original sobre a mercantilização do Ensino Superior nos Estados Unidos da América, argumentando que o estilo de gestão empresarial, que foi formado pela teoria da escolha racional, pela teoria dos sistemas e pela teoria economia gerencial sócio-psicológica, desenvolveu um sistema que sistematicamente explora professores que são apenas contratados, alunos de graduação e de pós-graduação, através de, entre outras coisas, a subvenção das rendas universitárias pela ajuda de custo, oriundas de receitas públicas, aos universitários e também pela negação dos benefícios essenciais e direitos fundamentais dos trabalhadores. Usando em sua análise uma abordagem marxista desafiante, o autor propõe uma teoria do desperdício para explicar a educação de pós-graduação em que alunos de doutorado, em vez de serem o principal produto do sistema, são o subproduto mais conspícuo, dado que este grau de qualificação geralmente marca o fim, e não o início, de uma carreira acadêmica, e destina a maior parte dos seus titulares, se é que passam a trabalhar de modo algum no setor de Educação Superior, para as fileiras dos professores proletariados e individados. Bousquet chama os professores contratados e estudantes de pós-graduação para unirem-se, fazendo isto através de uma retórica desafiante, a qual pode acabar alienando muitos dos próprios administadores e formuladores de políticas que ele procura influenciar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deryl K Hatch, University of Texas at Austin

Aluno de Doutorado, Faculdade de Educação, Universdade de Texas em Austin, EUA.

Downloads

Publicado

2011-09-22

Como Citar

Hatch, D. K. (2011). Resenha de Livro Internacional: BOUSQUET. How the University Works: higher education and the low-wage nation. New York, NY: New York University Press, 2008. Educação Por Escrito, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/9007

Edição

Seção

Resenhas