REVISITANDO AS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DA ETNOMODELAGEM
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45054Palavras-chave:
etnomatemática, etnomodelagem, modelagem matemática, perspectiva sociocultural.Resumo
Ao incluir as atividades matemáticas fora do ambiente escolar, o processo de modelagem nos mostra que a Matemática é mais do que a manipulação de símbolos, procedimentos e práticas matemáticas. A aplicação de técnicas etnomatemáticas juntamente com as ferramentas de modelagem permitem ver uma realidade holística para a Matemática. Nessa perspectiva, uma abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos escolares/acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retirados de sistemas que fazem parte da realidade dos membros de qualquer grupo cultural. Neste artigo, oferecemos um objetivo alternativo para a pesquisa educacional, que é a aquisição de abordagens êmicas (locais) e éticas (globais) para a implementação da etnomodelagem em salas de aula. Discutimos também uma terceira abordagem para a etnomodelagem, que é a abordagem dialógica (glocal), que combina as abordagenes êmica (local) e ética (global). Finalmente, definimos a etnomodelagem como o estudo de fenômenos matemáticos dentro de uma cultura porque é um construto social e culturalmente vinculado que adiciona as características culturais da Matemática ao processo de modelagem.
Downloads
Referências
ALVES, G. M. As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da matemática cidadania dos alunos de uma turma do 8.º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. 2014. 357 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
ASCHER, M. Mathematics elsewhere: an exploration of ideas across cultures. Princeton: Princeton University Press, 2002.
BARTON, W. D. Ethnomathematics: exploring cultural diversity in mathematics. Doctorate dissertation in Mathematics Education. Auckland: The University of Auckland, 1996.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BERRY, J. W. Emics and etics: a symbiotic conception. Culture & Psychology, London, v. 5, n. 2, p. 165-171, 1999.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entenderas contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
CRAIG, E. Routledge encyclopedia of philosophy: questions to sociobiology. New York: Routledge, 1998. v. 8.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.
EGLASH, R. African fractals: modern computing and indigenous design. New Brunswick: Rutgers University Press, 1999.
EGLASH, R. et al. Culturally situated designed tools: ethnocomputing from field site to classroom. American Anthropologist, Virginia, v. 108, n. 2, p. 347-362, June 2006. Available at: https://doi.org/10.1525/aa.2006.108.2.347. Accessed on: Dec 14 2023.
GAVARRETE, M. E. ¿Cómo promover educación matemática intercultural y combatir el etnocentrismo? In: GONZÁLEZ, M. J. A. (coord.). Educación e interculturalidad: dialogando en plural. San José: Ministerio de Educación Pública de Costa Rica, 2014. p. 191-216.
LETT, J. Emic-etic distinctions. In: LEVINSON, D.; EMBER, M. (ed.). Encyclopedia of cultural anthropology. New York: Henry Holt and Company, 1996. p. 382-383.
LOVELACE, G. W. Cultural beliefs and the management of agro-ecosystems. In: RAMBO, A. T.; SAJISE, P. E. (ed.). An introduction to human ecology research on agricultural systems in Southeast Asia. Honolulu: East–West Centre, 1984. p. 194-205.
MARTIN, J. N.; NAKAYAMA, T. K. Intercultural communication in contexts. Boston: McGraw-Hill, 2007.
OREY, D. C. The ethnomathematics of the Sioux tipi and cone. In: SELIN, H. (ed.). Mathematics across culture: the history of non-western mathematics. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000. p. 239-252.
PIKE, K. L. Emic and etic standpoints for the description of behavior. Glendale: Summer Institute of Linguistics, 1954.
POLLAK, R. A.; WATKINS, S. C. Cultural and economic approaches to fertility: proper marriage or mésalliance? Population and Development Review, New York, v. 19, n. 3, p. 467-496, Sept. 1993. Available at: https://doi.org/10.2307/2938463. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leader about English language learners (ELL): the case of mathematics. 2010. Dissertation (Doctorate in Educational Leadership) – California State University, Sacramento, California, 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. A dimensão crítica da modelagem matemática: ensinando para a eficiência sociocrítica. Horizontes, Campinas, v. 25, n. 2, p. 197-206, July/Dec. 2007. Available at: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/Horizontes_25_2_07%5B11066%5D.pdf. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006. Available at: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/705. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 2, p. 14-23, 2010a. Available at: https://www.redalyc.org/pdf/2740/274019443002.pdf. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, Blumenau, v. 1, n. 3, p. 58-67, 2010b.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
ROSA, M.; OREY, D. C. Humanizing mathematics through ethnomodelling. Journal of Humanistic Mathematics, Claremont, v. 6, n. 3, p. 3-22, July 2016. Available at: https://scholarship.claremont.edu/jhm/vol6/iss2/3. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 865-879, 2012. Available at: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400006. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 2, n. 2, p. 52-75, 2009. Available at: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/19/393. Accessed on: Dec 14 2023.
ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, Rio Claro, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003. Available at: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/699. Accessed on: Dec 14 2023.
THOMAS, K.; HART, J. Pre-service teacher perceptions of model eliciting activities. In: R. Lesh, R., Galbraith, P. L., HAINES, C. R.; HURFORD, A. (ed.). Modeling students’ mathematical modeling competencies (pp. 531-539). New York, NY: Springer Science & Business Media, 2010.
URTON, G. The social life of numbers: a Quechua ontology of numbers and philosophy of arithmetic. Austin: University of Texas Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Por Escrito
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.