A Didática na formação de professores — para além da disciplina

os processos de ensino-aprendizagens e suas relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44581

Palavras-chave:

Didática, Processo Ensino-aprendizagem, Formação de Professores

Resumo

Este texto tem por objetivo propor algumas reflexões acerca da Didática como campo de reflexão/ação sobre os processos de ensino-aprendizagens e suas relações, igualmente fundamental e pertinente às discussões e aos debates na formação inicial de professores. A partir das pesquisas “A disciplina de Didática Geral nos cursos de Geografia, História e Letras” e “A disciplina de Didática e as Metodologias de Ensino nos cursos de formação de Professores”, buscou-se adentrar às perspectivas relacionadas à Didática e ao seu objeto, considerando a multiplicidade de fatores que concernem ao processo educativo e aos processos de ensino-aprendizagens. Para tanto, lançou-se mão das discussões em Candau (2012), Martins (1991, 1993, 1998), Martins e Romanowski (2015), Mizukami (1986), Moreira (1998, 2001), Oliveira e André (1997), Reis, Castro e Almeida (2022), Silva (2019), Veiga (1988, 1995, 2001) e outros(as) autores(as) fundamentais à problemática aqui apresentada. Ainda, a partir das reflexões em Philippe (2022) e Veríssimo e Philippe (2021a), foi possível adensar as questões relativas ao processo de substituição/exclusão da disciplina Didática nos cursos de formação de professores na Instituição Privada de Ensino Superior (IPES) pesquisada, bem como extrair elementos iniciais relativos à compreensão dessas questões, à Didática e ao seu objeto. Nesses termos, a Didática, quando compreendida pela lógica da disciplinarização/instrumentalização, mostra-se impertinente e inadequada à complexidade do fenômeno educativo e dos processos de ensino-aprendizagens, que demandam uma postura igualmente crítica e reflexiva, bem como consciente em relação à educação, aos processos de ensino-aprendizagens e suas relações, e às condições materiais e imateriais para sua execução/implementação.

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Biografia do Autor

Gabriel Philippe, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós- -graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) (2024-2028). Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/SEB/CNE/MEC). Licenciatura em Pedagogia com aprofundamento de estudos nas linhas de formação Necessidades Educacionais Especiais e Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Mariana Veríssimo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Filosofia: Epistemologia e História da Filosofia pela Aix-Marseille Université (AMU). Mestra em Educação e pedagoga pela Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do curso de Pedagogia da PUC Virtual. Coordenadora do setor de pesquisa do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da PUC-MG.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Philippe, G., & Veríssimo, M. (2024). A Didática na formação de professores — para além da disciplina: os processos de ensino-aprendizagens e suas relações. Educação Por Escrito, 15(1), e44581. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44581