O ensino lúdico do português como segunda língua para alunos surdos

contribuições omniléticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44360

Palavras-chave:

Educação, língua portuguesa como segunda língua, Lúdico, letramento visual, perspectiva omnilética

Resumo

O seguinte trabalho visa debater sobre as atividades lúdicas e de letramento visual e seu auxílio no processo de ensino do português como segunda língua para alunos com surdez de leve a moderada. Esta discussão partirá das experiências da primeira autora deste artigo, atuante no ensino e na elaboração de atividades em um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em ambiente não escolar. A metodologia aqui utilizada é de base qualitativa (Minayo, 2001), a partir de uma observação participante (Gil, 2008), e que tem por referencial teórico a perspectiva omnilética (Santos, 2013) e as contribuições de Vygotsky (1998). Por resultados, nota-se que a utilização do lúdico e do letramento visual, além de auxiliar na aquisição do português, também dá autonomia e criatividade à aluna participante da pesquisa, de modo a melhorar sua relação com os mediadores, facilitar a compreensão das regras ortográficas da segunda língua e diminuir seu medo de errar. 

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Biografia do Autor

Lidiane Moraes Buechen Lemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha Inclusão, Ética e
Interculturalidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ).

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade
de Londres. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em
Educação (LaPEADE/UFRJ).

Maicon Salvino Nunes de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor e Mestre em Educação, e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Moraes Buechen Lemos, L., Pereira dos Santos, M., & Salvino Nunes de Almeida, M. (2024). O ensino lúdico do português como segunda língua para alunos surdos: contribuições omniléticas. Educação Por Escrito, 15(1), e44360. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.44360