Literatura, imigrantes e refugiados na Educação Infantil

o desenvolvimento da sensibilidade para com o outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43388

Palavras-chave:

Literatura, Refugiados, Imigrantes, Educação Infantil, Criança

Resumo

Este artigo buscou discutir a literatura na Educação Infantil com crianças não alfabetizadas. Seu objetivo foi despertar a empatia e a sensibilidade das crianças pequenas para com as crianças imigrantes e refugiadas que estão frequentando o ambiente escolar por meio dos enredos literários. A pergunta que norteou a elaboração deste artigo foi: como conscientizar, sensibilizar, motivar, desenvolver a empatia e a solidariedade para com o outro, em crianças pequenas, para acolher um colega culturalmente diferente, como o refugiado ou o imigrante, por meio de livros de literatura? Para atender aos objetivos propostos e buscar soluções ao questionamento, foram utilizados diversos livros com imagens, que contam uma história, tendo o professor como narrador e mediador. A fim de apresentar uma seleção representativa, foram selecionadas diversas obras, considerando a interação entre a linguagem verbal e a visual. É importante observar que ilustrações e imagens nos livros infantis para crianças pequenas substituem ou complementam os textos e dão vida aos personagens e suas histórias. Para auxiliar nas questões que envolvem as crianças com culturas diferentes nas escolas, o trabalho também se preocupou com o uso da literatura na solução dos problemas que vão surgindo e em verificar se os objetivos propostos foram atingidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabele Sovierzoski, Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha; Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Terezinha Richartz, Centro Universitário Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil.

Possui graduação em Sociologia e Política e Pedagogia. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário Unincor (UNINCOR).

Referências

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades; Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004. p. 171- 193

COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2021.

DALCIN, A. R. O livro ilustrado de literatura infantil no Brasil: histórias, concepções e transformações. Revista Linha Mestra, Campinas, v. 14, n. 40, p. 80-94, 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/337/362. Acesso em: 23 maio 2024.

JUNGER, G. et al. Refúgio em números: 2023. Brasília: OBMigra, 2023. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/Obmigra_2020/OBMIGRA_2023/Ref%C3%BAgio_em_N%C3%BAmeros/Refugio_em_Numeros_-_final.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

LOTUFO, I. O livro-ilustração: palavra, imagem e objeto na visão de Odilon Moraes. Literartes, São Paulo, n. 3, p. 26-32, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89198/92110. Acesso em: 20 mar. 2023.

LUFT, L. Perdas e ganhos. 34. ed. São Paulo: Record, 2009.

MACEDO, L. Prefácio. In: BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. i-viii),.

MEIRA, M. R. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar no ensino das Artes. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 120-140-

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Universal Declaration of Human Rights. Paris: Organização das Nações Unidas, 1948. Disponível em: http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/. Acesso em: 20 jan. 2024.

PEREIRA, G. L. Direitos Humanos e migrações forçadas: introdução ao direito migratório e ao direito dos refugiados no Brasil e no mundo. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019.

PICOLI, B. A.; CAMINE, L. A.; CAREGNATO, M. Educação (histórica) modeladora e negação do outro no Sul do Brasil: reflexões sobre as possibilidades de diálogo e superação do etnocentrismo. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-16, jan./dez. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/39515. Acesso em: 14 mar. 2024.

PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar no ensino das artes. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

PINTO, P. Pedidos de refúgio crescem 73% em um ano no Brasil. Agência Brasil, 20 jun. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-06/pedidos-de-refugio-crescem-73-em-um-ano-no-brasil. Acesso em: 20 jan. 2024.

RICHTER, S. Infância e imaginação: o papel da arte na educação infantil. In: PILLAR, A. D. (org.). A educação do olhar no ensino das Artes. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 181-198.

SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Braga: Universidade do Minho, 2002.

SARMENTO, M. J.. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. Crianças e miudos: perspectivas socio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.

SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, ano 12, n. 21, p. 51-70, jul./dez. 2003. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/6119/5355. Acesso em: 23 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Sovierzoski, I., & Richartz, T. (2024). Literatura, imigrantes e refugiados na Educação Infantil: o desenvolvimento da sensibilidade para com o outro. Educação Por Escrito, 15(1), e43388. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43388