A formação continuada dos professores da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva, Chopinzinho-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42074

Palavras-chave:

Educação do Campo, formação de professores, políticas educacionais

Resumo

A presente pesquisa surgiu por meio da vivência e da investigação. O objetivo foi refletir sobre a formação continuada dos professores da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva, localizada no Município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná; e seus direitos de uma formação específica voltada à Educação do Campo. A pesquisa utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio do estudo bibliográfico e documental, constituído pelos principais autores da área e legislação. A partir deste estudo, afirma-se que a Educação do Campo há tempos busca espaço por meio de movimentos sociais e que os povos do campo necessitam de uma educação voltada à sua realidade. Este estudo permite visualizar a importância da formação específica aos professores do campo, para que a aprendizagem para alunos e professores ocorra de maneira prazerosa e significativa.

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Biografia do Autor

Gabriela Cássia Nogueira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Chopinzinho, PR, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Chopinzinho, PR, Brasil. Professora do Município em Chopinzinho, PR, Brasil.

Rodrigo dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, MT, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Maringá, PR, Brasil; mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Irati, PR, Brasil. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Cáceres, MT, Brasil.

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Cássia Nogueira, G., & dos Santos, R. (2023). A formação continuada dos professores da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva, Chopinzinho-PR. Educação Por Escrito, 14(1), e42074. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.42074

Edição

Seção

Artigos