Estudo de caso

Dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática dos concluintes de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40384

Palavras-chave:

Modalidades de conclusão do ensino médio, Áreas de estudo, Língua Portuguesa, Matemática, Metodologias alternativas

Resumo

Este estudo teve o objetivo de conhecer o perfil dos concluintes do ensino médio (EM) de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e levantar informações a respeito das dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática, de forma a obter informações capazes de indicar quais conteúdos devem ser considerados para o desenvolvimento de metodologias. A elaboração deste trabalho contou com pesquisa em arquivo de erros que identifiquem os conteúdos de maior dificuldade em ambas as disciplinas; uso de Coeficiente de Contingência de Pearson para testar se a diferença entre questões certas e erradas são significativas. Percebeu-se na população, do total de 100 alunos pesquisados, que 49% dos alunos levam entre dois a cinco anos para finalização do ensino fundamental II e 82% levam um ano para finalização do EM. A maior parte dos alunos (64%) concluiu ambas as disciplinas em menos de um mês. Percebeu-se que as dificuldades encontradas em Língua Portuguesa foram relacionadas principalmente ao conteúdo Classe de Palavras, e em Matemática foram os conteúdos de Relações Trigonométrica, Álgebra e Geometria Espacial. Esses resultados tornam propício o desenvolvimento de metodologias, como a elaboração de videoaulas, organizadas por um assunto, com exercícios e exemplos de aplicação.

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Biografia do Autor

Juliana Cássia de Souza Caliari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Machado, MG, Brasil.

Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Itajubá, em Itajubá, MG, Brasil; licenciada na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em Muzambinho, MG, Brasil. Mestranda em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, MG, Brasil.

Katia Campos Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Machado, MG, Brasil.

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil; mestre em Matemática e Estatística pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), em Três Corações, MG, Brasil. Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em Machado, MG, Brasil.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Caliari, J. C. de S., & Campos, K. C. (2022). Estudo de caso: Dificuldades em Língua Portuguesa e em Matemática dos concluintes de uma escola ofertante da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Educação Por Escrito, 13(1), e40384. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40384

Edição

Seção

Artigos