Motivação: uma alternativa para a educação do Século XXI

  • Rafael Laguna Zambelli PUCRS

Resumo

Apesar de reconhecida no século XVIII como sendo pública, gratuita e obrigatória, a educação sofre de sérias crises ainda nos dias de hoje. Por diversos motivos, não apenas alunos, mas professores sentem-se desmotivados a irem para as instituições de ensino para cumprirem sua nobre missão de ensinar e educar. Apenas o conteúdo de qualidade não basta para superar este cenário. A motivação do professor surge como ferramenta fundamental para que se viabilize uma melhora na educação de maneira geral. A postura ativa do aluno para aprender é fundamental para o aprendizado de qualidade e para que ela possa estar presente é preciso que o professor auxilie neste processo. A motivação do professor é o primeiro passo para que este objetivo seja atingido. Ela possibilitará que maneiras eficientes de motivar os alunos, de forma intrínseca ou extrinsecamente, sejam encontradas, fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficiente.

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Publicado
2013-07-14
Como Citar
Zambelli, R. L. (2013). Motivação: uma alternativa para a educação do Século XXI. Educação Por Escrito, 1. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/12920