Formação profissional e tecnológica na era lula: notas sobre a redução da bildung (formação cultural) na atualidade

Autores

  • Raimundo Rajobac UFRGS

Resumo

O estudo tem como objetivo refletir sobre o conceito de formação profissional e tecnológica na atualidade pondo-o em tensão com o conceito clássico de Bildung (Formação Cultural). Para tanto será tomado como referência o significativo avanço da formação profissional e tecnológica durante o Governo Lula. Como hipótese básica terá destaque a ideia de que o ideal de formação que permeia os processos educativos técnico-científicos e profissionalizantes favorecem a redução da Bildung no sistema educacional da atualidade, uma vez que tomam a formação em sua finalidade técnica, deixando à margem seu sentido mais amplo enquanto formação pela cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Rajobac, UFRGS

Professor efetivo no Departamento de Música da UFRGS. DOUTORANDO em EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e MESTRE EM EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - (UPF - PASSO FUNDO/RS). Possui graduação (Bel) em FILOSOFIA pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - (URI-ERECHIM/RS). Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF - PASSO FUNDO/RS). Graduação em TEOLOGIA pelo Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA-PASSO FUNDO/RS). Licenciatura em MÚSICA pela Universidade de Passo Fundo - (UPF - PASSO FUNDO/RS). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Núcleo de Pesquisa Sobre Filosofia e Educação - (UPF). Tem experiência como pesquisador nos Grupos de Pesquisa sobre Teorias da Ação e Educação, Iluminismo e Pedagogia, Filosifa e Educação, Racionalidade e Formação (PUCRS) na Universidade de Passo Fundo. Desenvolve trabalhos na área da Música, com ênfase em Regência de Coros, Oficinas e Cursos sobre Educação Musical na Infância e na Adolescência.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Rajobac, R. (2012). Formação profissional e tecnológica na era lula: notas sobre a redução da bildung (formação cultural) na atualidade. Educação Por Escrito, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/10118

Edição

Seção

Artigos