Implementação de um programa de mestrado acadêmico voltado ao processo do envelhecimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.20489Palavras-chave:
Educação de Pós-Graduação, Envelhecimento, Avaliação Educacional, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde.Resumo
Objetivo: Relatar estratégias de avaliação em processo de implementação do programa e ajustes que foram feitos visando o aprimoramento do mesmo. Métodos: Relato de experiência, sustentado em análise documental. Os dados são provenientes de registros da Apresentação de Propostas de Cursos Novos; atas de reuniões do Conselho e do corpo docente do Mestrado Acadêmico; registros e documentos da Secretaria de Pós-graduação; editais dos processos seletivos; documentos das bancas de qualificação e defesa; publicações em eventos e periódicos científicos; relatórios da I e II Oficina de Avaliação do Programa; relatórios para o sistema Coleta de Dados da CAPES e relatório de avaliação da CAPES. Os documentos compreendem o período de 2011 a 2014.
Resultados: Com base na análise dos documentos foi possível relatar as principais estratégias visando estabelecer um plano de gestão para superação das fragilidades apontadas, bem como para a consolidação das fortalezas, com destaque para a reestruturação da matriz curricular e do processo seletivo, além da elaboração do manual do estudante com informações sobre o Programa.
Conclusões: As reformas implementadas, a partir de um processo contínuo de avaliação, trouxeram avanços importantes na estruturação do Programa, tendo em vista a interdisciplinaridade e a área de concentração em Saúde e Envelhecimento.
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