Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".
  • É obrigatório o preenchimento da Folha de Rosto, com as informações do artigo. Este documento deve ser encaminhado separadamente no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES EDITORIAIS

O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.

A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em “Comentários ao editor” ao submeter o texto no portal.

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a linha temática. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

Solicita-se gentilmente aos autores que sigam cuidadosamente todas as instruções para a preparação do artigo. Somente serão encaminhados aos revisores (avaliadores) os manuscritos que estiverem rigorosamente de acordo com as normas especificadas.

O texto deverá obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico.

Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol e em estilo claro e conciso.

Os artigos devem ser digitados em formato Word (Microsoft Office), em página tamanho A4, configurada com espaçamento 1,5 e margens laterais de 2,5 cm, e em fonte Times New Roman 12.

Usar a tecla de tabulação ou a formatação automática para criar recuo no início dos parágrafos, não a tecla de espaço.

As páginas devem ser numeradas, iniciando na página de rosto, que será a página 1.

O tamanho de cada documento não deve ultrapassar 2 MB.

A ordem é a seguinte para todos os manuscritos: PÁGINA DE ROSTO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT, KEY WORDS, RESUMEN, PALABRAS CLAVE, TEXTO, AGRADECIMENTOS (se houver), REFERÊNCIAS, TABELAS, FIGURAS. Ver abaixo detalhes sobre a preparação de cada um desses elementos em "ESTRUTURA DO MANUSCRITO".

Encaminhar como documento suplementar a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa.

As unidades de medida devem seguir o Sistema Internacional de Medidas.

Podem ser usadas siglas de termos compostos se o termo aparecer pelo menos cinco vezes no texto. Na primeira citação, o termo deve ser escrito por extenso, seguido da sigla entre parênteses. Não usar siglas nos resumos e abstracts.

Na primeira citação de marcas comerciais, escrever o nome do fabricante e o local de fabricação (cidade, país) entre parênteses.

A revista PAJAR sugere que para a escrita dos artigos de pesquisa sejam adotados os padrões da rede Equator, que pode ser consultado no site www.equator-network.org

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

  1. Página de rosto

1.1 Título: deve ser conciso e explicativo e não pode ultrapassar os 150 caracteres incluindo espaços; deve ser apresentado nas três línguas: português, inglês e espanhol.

1.2 Título curto: máximo de 70 caracteres incluindo espaços; deve ser apresentado na língua na qual o artigo foi escrito.

1.3 Autores: nome completo, afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores), e-mail e ORCID (autores que não possuírem o registro deverão fazê-lo: https://orcid.org/signin); serão aceitos, no máximo, 7 autores.

1.4 Autor correspondente: nome, endereço postal institucional completo e e-mail para publicação na revista.

1.5 Contribuições Individuais dos Autores  

Quando os textos tiverem mais de um autor, deverão conter uma descrição breve das suas respectivas contribuições.   

Como critério de autoria é obrigatório, segundo o Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors, ou ICMJE) (consultar o site www. icmje.org/journals.html), que a mesma seja baseada em quatro critérios:  

  1. contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho;  
  2. elaboração de versões preliminares do manuscrito ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual;  
  3. aprovação final da versão a ser publicada; e  
  4. concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas.  

Todos aqueles designados como autores devem atender a todos os quatro critérios para autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores.   

Colaboradores que não preencham todos os quatro critérios para autoria acima descritos não devem ser listados como autores, mas devem ser explicitamente reconhecidos na sessão Agradecimentos.  

1.6 Declaração de conflitos de interesse e suporte financeiro  

A PAJAR exige que todos os autores declarem individualmente qualquer potencial conflito de interesse e/ou qualquer tipo de suporte financeiro para o estudo obtido nos últimos três anos ou em um futuro previsível. Esta declaração inclui, mas não está limitada à compra e venda de ações, bolsas, fomentos, empregos, afiliações, royalties, invenções, relações com organizações financiadoras (governamentais, comerciais, não-profissionais, ...), aulas, palestras para indústrias farmacêuticas, patentes (solicitadas, registradas, em análise ou fase de preparação) ou viagens; independente do valor envolvido. Se um ou mais autores não possuírem conflitos de interesse a serem declarados, isto precisa ser explicitamente informado (p.ex. NOME DO(S) AUTOR(ES) não possuem conflitos de interesse a serem declarados). Os autores interessados em obter mais informações sobre este tópico podem ler um editorial publicado no British Medical Journal, intitulado "Beyond conflict of interest", que está disponível em:  http://www.bmj.com/cgi/content/full/317/7154/281.  

Os conflitos de interesse e declarações de suporte financeiro devem ser escritos em um tópico separado, intitulado "Conflitos de Interesse", após a seção “Contribuições Individuais dos Autores”.  

1.7 Registro de ensaios clínicos  

Antes de submeter um manuscrito oriundo de ensaio clínico, o mesmo precisa ser registrado em uma base pública de registros de experimentos clínicos. Um ensaio clínico é aqui definido como qualquer pesquisa que recruta prospectivamente seres ou grupos de humanos para receber uma ou mais intervenções (farmacológica ou não), a fim de se avaliar seu impacto na saúde. Estes ensaios podem ser registrados antes ou durante o recrutamento dos voluntários. Para ser considerada válida, uma base de registros de ensaios clínicos precisa ser acessível gratuitamente ao público, deve possuir mecanismos que possibilitem ser pesquisáveis eletronicamente, deve ser aberta para o registro de todos os ensaios prospectivos e gerenciada por uma agência sem fins lucrativos. Alguns exemplos são a National Institutes of Health Clinical Trials (http://www.clinicaltrials.gov), a Nederlands Trial Register (http://www.trialregister.nl), a UMIN Clinical Trials Registry (http://www.umin.ac.jp/ctr) e o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br), entre outras. O nome do estudo e sua URL, o nome da base de registro de ensaios clínicos e sua URL, assim bem como o número de registro do estudo devem ser descritos imediatamente após a seção " Declaração de conflitos de interesse e suporte financeiro".  

Observação: a página de rosto será removida do arquivo fornecido aos avaliadores.

  1. Estrutura do resumo e descritores

2.1 Resumo: o texto deverá conter um resumo de até 250 palavras em português, inglês e espanhol. Os resumos devem ser estruturados conforme descrito a seguir:

  • Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões (Abstract: Aims, Methods, Results, Conclusions. Resumen: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusiones).

2.2 Descritores (palavras-chave, key words e palabras clave). Os descritores são limitados a seis; devem ser separados por ponto e vírgula e constar, nos três idiomas, nos “Descritores em Ciência da Saúde (DeCs) ”, editado anualmente e disponível no endereço decs.bvs.br pela BIREME/OPAS/OMS.

  1. Corpo do texto

3.1 Revisão sistemática: devem conter, no máximo, 5.000 palavras (excluindo tabelas e referências) e apresentar, no máximo, 80 referências. O número total de tabelas e figuras não deve ser maior do que cinco. O texto da revisão sistemática deve seguir um formato estruturado com Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e/ou Conclusão. No método deve ser descrito o número do registro no PROSPERO. 

3.2 Artigos Originais: devem conter, no máximo, 3.000 palavras (excluindo tabelas e referências) e apresentar, no máximo, 40 referências. O número total de tabelas e figuras não deve ser maior do que cinco. O texto do artigo original deve seguir um formato estruturado com Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e/ou Conclusão. No método deve ser descrito o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

3.3 Introdução: Pertinente ao conteúdo do trabalho. Descrever o estado de conhecimento sobre o assunto, conteúdo atualizado. As referências devem ser citadas corretamente e numeradas na ordem de aparecimento. No último parágrafo inserir os objetivos do trabalho claramente formulados.   

 3.4 Métodos:  Descrever o delineamento do estudo, a validade interna e a reprodutibilidade. A caracterização e tamanho da amostra, bem como a escolha da análise estatística. São itens obrigatório a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio dos números do CAAE e do parecer, e os preceitos éticos envolvidos na pesquisa.  

3.5 Resultados: Devem ser apresentados de forma organizada, lógica e adequada ao tipo de trabalho. Devem apresentar consistência interna. As tabelas e gráficos devem ser claros e necessários, sem duplicidade de informações. As legendas de tabelas e figuras devem ser autoexplicativas. As figuras devem ser inéditas ou deve ser citada a fonte e a forma de permissão da publicação original.   

3.6 Discussão e/ou Conclusão: Não deve haver apresentação de resultados na discussão e não deve ser discutido nenhum resultado que não tenha sido apresentado. Os resultados devem ser realmente discutidos, não somente apresentados nesse tópico. Os resultados devem ser comparados e interpretados em relação à literatura consultada. No penúltimo parágrafo devem ser discutidas as limitações do estudo. No último parágrafo as conclusões devem ser apresentadas e justificadas pelos dados de acordo com os objetivos.  

3.7 Tabelas, Gráficos, Quadros e Figuras: Todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto, em números arábicos (Tabela 1, Tabela 2, ...) (Gráfico 1, Gráfico 2, ...) (Quadro 1, Quadro 2, ..) (Figura 1, Figura 2, ...) sendo que o texto deve conter a indicação de cada uma. As tabelas, gráficos, quadros e figuras devem ser colocadas no final do documento principal, com as respectivas numerações e as legendas em sua parte inferior. As legendas devem ser sucintas, porém autoexplicativas, com informações claras, de forma a dispensar consulta ao texto.   

  1. Agradecimentos (opcional)

Apresentados no final do texto (antes das referências), devem ser breves e objetivos, incluindo somente as pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo.

  1. Referências

As normas a seguir, de referências na área biomédica, referem-se Grupo de Vancouver, do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, disponíveis na Biblioteca da PUCRS para consulta (www.pucrs.br/biblioteca) e por meio do link www.icmje.orgVancouver - Regras Gerais

  1. Mini-currículo

"Nome do Autor Mestre/Doutor/etc em xxxxxxx pela Universidade xxxxxx (sigla), cidade, estado, país. Professor/a na Universidade xxxxxx (sigla), cidade, estado, país."

DETECÇÃO DE PLÁGIO E INSTRUÇÕES PARA O CASO DE IDENTIFICAÇÃO DE PLÁGIO 

O editor é responsável pela avaliação inicial do manuscrito e todos os artigos passarão por um programa identificador de plágio. A partir da avaliação inicial positiva, o manuscrito é enviado à avaliação cega por pares.  

Infrações éticas serão julgadas pela Conselho Editorial da revista. Denúncias de infrações éticas podem ser comunicadas por qualquer pessoa a qualquer tempo, através do e-mail [email protected].  

Os editores e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos da PAJAR e devem resolver quaisquer conflitos de forma transparente, objetivando sempre a manutenção da credibilidade do periódico.  

As infrações éticas dizem respeito a: publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria, conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista e outras questões éticas relacionadas à pesquisa.  

Os editores seguirão o fluxo de resolução de conflitos do Committee on Publication Ethics (COPE), a fim de investigar e solucionar as questões. A Equipe Editorial da PAJAR, publicará, sempre que necessário, erratas, retratações e manifestações de preocupação sobre material publicado.

Última atualização: 21/03/2023

Artigo Original

Artigo Original: devem conter, no máximo, 3.000 palavras (excluindo tabelas e referências) e apresentar, no máximo, 40 referências. O número total de tabelas e figuras não deve ser maior do que cinco. O texto do artigo original deve seguir um formato estruturado com Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e/ou Conclusão.

Características da Seção:

  • Todas as informações necessárias para submissão estão descritas nas Diretrizes.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.