Capacidade funcional, capacidade de tomar decisão e qualidade de vida de longevos

Autores

  • Andrea Ribeiro Mirandola UFRGS/PUCRS
  • Ângelo José Gonçalves Bós Universidade de Johns Hopkins

Palavras-chave:

Idosos de 80 anos ou mais. Autonomia pessoal. Qualidade de vida. Classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde

Resumo

Introdução: O envelhecimento populacional é um desafio deste século, impactando a sociedade e provocando necessidades de ajustes estruturais. A longevidade envolve inúmeras alterações na vida do idoso e quando associada à incapacidade funcional pode comprometer a funcionalidade, saúde, privando-o de uma vida autônoma e saudável e prejudicando a qualidade de vida. Objetivo: Estudar a relação entre capacidade funcional, capacidade de tomar decisão e qualidade de vida de longevos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva analítica transversal, em longevos (80 anos ou mais) do RS. Os instrumentos utilizados foram questionário geral, questionário de interação entre o longevo e sua vida, medidas de independência funcional, qualidade de vida e capacidade de tomar decisão. Resultados: A amostra foi composta por 47 longevos, divididos em octogenários (19) e nonagenários (28). A média da fase psicológico moral dos octogenários foi classificada como conscienciosa e nonagenários conformista. Os grupos apresentaram maior perda nas decisões relacionadas a atividades no lar. Os nonagenários apresentaram pior capacidade funcional e qualidade de vida quando comparado aos octogenários. A qualidade de vida foi associada à capacidade funcional e à capacidade de tomada de decisão. Conclusões: Investigar os fatores que possam contribuir para que o longevo tenha maior qualidade de vida é fundamental para a reestruturação dos serviços, planejar ações de saúde pública e prestar atendimento com dignidade, buscando por maior tempo possível à manutenção da independência funcional, preservação ou recuperação da autonomia e primar sempre por uma melhora da qualidade de vida destes idosos na etapa final de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Ribeiro Mirandola, UFRGS/PUCRS

Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),  Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS) da PUCRS e Mestre em Gerontologia Biomédica da PUCRS. 

Ângelo José Gonçalves Bós, Universidade de Johns Hopkins

Médico geriatra, com doutorado em Saúde Comunitária pela Universidade de Tokai, Japão, pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Johns Hopkins, EUA, em Epidemiologia do Envelhecimento pelo National Institute on Aging, EUA, e em Participação Social pelo Tokyo Metropolitan Institute of Gerontology, Japão.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Mirandola, A. R., & Bós, Ângelo J. G. (2015). Capacidade funcional, capacidade de tomar decisão e qualidade de vida de longevos. PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research, 2(1), 37. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/pajar/article/view/20287

Edição

Seção

.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>