OBJETOS DE ENSINO NOS MUSEUS ESCOLARES: OS USOS PEDAGÓGICOS DAS “CABEÇAS ÉTNICAS” E O DISCURSO SOBRE OS TIPOS RACIAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1900-1930)
Palavras-chave:
Museus Escolares. Método Intuitivo. Teorias Raciais.Resumo
Os museus escolares, aplicando o método intuitivo ou Lições de Coisas, transpondo a pedagogia do ouvir para o do olhar, visavam auxiliar o professor no ensino escolar por meio de objetos naturais, pedagógicos ou réplicas. Em levantamento realizado em museus localizados em espaços escolares na Região Metropolitana de Porto Alegreverificou-se em dois acervos de escolas privadas a presença de bustos de gesso, representações dos diferentes tipos humanos. A partir deste dado empírico, algumas inquietações surgem em relação aos usos pedagógicos destas cabeças étnicas e de como eram utilizadas em relação ao método intuitivo. No momento do surgimento dos museus escolares no interior das escolas normais, teorias estavam povoando as discussões dos intelectuais da educação. Postulavam sobre a existência de diferentes tipos humanos, cuja determinação se comprovava pela relação ou ação de vários genes na espécie. Estas discussões contribuíram para o fortalecimento de uma interpretação sobre a existência de uma raça ideal, desejada à sociedade e justificada sob os prismas científico-biológicos, onde os comportamentos humanos passam a ser gradativamente encarados como resultado imediato de leis naturais e biológicas. O objetivo deste trabalho é mapear os museus escolares que possuem estes bustos, permitindo a verificação e análise da utilização destes no ensino, e suas possíveis relações com o método intuitivo. Este estudo supõe que as cabeças eram utilizadas com vistas a aproximar os alunos dos tipos raciais, cuja caracterização embasava-se nas teorias científicas do contexto, a partir do método intuitivo.Downloads
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Publicado
2014-10-17
Como Citar
Contri Paz, F. R. (2014). OBJETOS DE ENSINO NOS MUSEUS ESCOLARES: OS USOS PEDAGÓGICOS DAS “CABEÇAS ÉTNICAS” E O DISCURSO SOBRE OS TIPOS RACIAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1900-1930). Oficina Do Historiador, 1072–1086. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18995
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Artigos
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