A Lei n.º 11.645 e a percepção dos professores de história sobre a temática indígena na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/21778-3748.2019.1.33330

Palabras clave:

Lei nº 11.645/2008. Nova história indígena. Ensino de História.

Resumen

A Lei Federal n.º 11.645/08 estabelece as diretrizes e as bases da educação brasileira para incluir no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O presente estudo investiga a implementação da Lei nº 11.645 no estado de Santa Catarina. Analisamse as representações de professores de história do ensino básico da região da Grande Florianópolis acerca da lei e do ensino sobre a história indígena em escolas não indígenas. Para a ponderação da referida proposta, ancorando-se nas discussões teórico-metodológicas da perspectiva da nova história indígena, são utilizadas, principalmente, leis, publicações de materiais impressos oficiais e questionários preenchidos por professores. A relevância do trabalho consiste em dar visibilidade à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática da história indígena na educação básica.

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Biografía del autor/a

Cintia Regia Rodrigues, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC

Doutora em História. Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

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Publicado

2019-10-04

Cómo citar

Rodrigues, C. R. (2019). A Lei n.º 11.645 e a percepção dos professores de história sobre a temática indígena na escola. Oficina Do Historiador, 12(1), e33330. https://doi.org/10.15448/21778-3748.2019.1.33330

Número

Sección

Artículos