O tempo entre “competências e habilidades”: uma análise das questões de História do Brasil nas provas do Enem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/21778-3748.2019.1.31772

Palabras clave:

Enem. Tempo histórico. Ensino Médio.

Resumen

A partir da análise de questões sobre História do Brasil presentes em diferentes edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este trabalho objetiva discutir como foram abordadas as percepções temporais e a construção do tempo histórico nas referidas questões. Busca-se aferir acerca tanto da construção de sentidos do passado, atribuídos a determinados eventos históricos, como as relações possíveis com o presente, no qual age o sujeito histórico e cria-se um horizonte de expectativa futuro. Discute-se ainda, a construção das questões a partir das competências e habilidades norteadoras do exame e o caráter interdisciplinar da prova. As análises concentraram-se nas provas de “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, área do conhecimento que contempla a avaliação das competências e habilidades pertinentes aos conhecimentos históricos articulados a outras disciplinas, como Sociologia, Filosofia e Geografia.

 

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Biografía del autor/a

Juliana Miranda da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Mestra e graduada em História, Especialista em Educação, e doutoranda em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

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Publicado

2019-10-04

Cómo citar

da Silva, J. M. (2019). O tempo entre “competências e habilidades”: uma análise das questões de História do Brasil nas provas do Enem. Oficina Do Historiador, 12(1), e31772. https://doi.org/10.15448/21778-3748.2019.1.31772

Número

Sección

Artículos