Historiografia e imagem
Uma perspectiva historiográfica sobre a adesão das fontes visuais na História internacional e nacionalmente
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.37432Palavras-chave:
Historiografia, Imagem, História da HistoriografiaResumo
Há pouco tempo, historiadores como Paulo Knauss e Peter Burke afirmavam a importância das fontes visuais como objeto de pesquisa para a História, e que o encontro com as fontes imagéticas ocorreria em breve e seria necessária uma avaliação historiográfica sobre esse processo. Partindo da premissa de que essa renovação historiográfica já vem ocorrendo, este artigo pretende traçar linhas gerais sobre o tema Historiografia e Imagem no circuito internacional e nacional, ressaltando assim as “Viradas imagéticas” internacionais e os percursos de formação de redes intelectuais brasileiras que se dedicaram ao assunto, destacando, portanto, a renovação historiográfica nos programas de pós-graduação em História, pesquisadores relevantes, assim como obras e livros. Desta forma, compusemos uma pequena História da Historiografia sobre o uso de imagens como fonte histórica.
Downloads
Referências
ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a Imagem. Tradução de: Carla Rodrigues (coordenação), Fernando Fragozo, Alice Serra, Marianna Poyares. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 236.
ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo EDUSP, 1999.
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa : KKYM: Gallimard, 2014.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985. v. I.
BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1992.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
CARDOSO, Ciro F.S. Iconografia e História. Resgate: Revista interdisciplinar de cultura (Campinas), Campinas, v.1, p. 9-17, 1990.
CARDOSO, Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In:
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. cap. 18. p. 300-320.
CARVALHO, Wesley Rodrigues de. O curso de mestrado em História na Universidade Federal Fluminense: estado, universidade e desenvolvimento historiográfico nos anos 1970. Orientador: Marcelo Badaró Mattos. Niterói, 2019. 447f. Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 3. ed. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense, 2013. p.384
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
COLI, Jorge. A Obra Ausente. In: SAMAIN, Etienne. Como Pensam as Imagens. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012. p. 41-45. https://doi.org/10.7476/9788526814738.0004
DAUMARD, Adeline. O tratamento dos dados. In: DAUMARD, Adeline. História Social do Brasil: teoria e metodologia. Curitiba: 1984. Parte I, cap. IV.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: Edufsc, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente: a história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
DUPRAT, Annie. Historie et Images. In: DELACROIX, Christian et al (dir). Historiographies Concepts et Débats. Gallimard: France, 2010. p. 307-340.
FICO, Carlos; POLITO, Ronald. A História no Brasil (1980-1989): elementos para uma avaliação historiográfica. Ouro Preto: Ufop, 1992. 1 v.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GASKELL, Ivan. História das imagens. In: BURKE, Peter. (org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESP, 1992. p. 237-72.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, Jaime. Periódicos Acadêmicos: antagonismos entre produção e leitura (notas sobre revistas das áreas de Letras publicadas em 2013 Revista Expedições: Teoria da História e Historiografia, v. 5, n. 1, p. 10-41, jan./jul. 2014.
GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diá spora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 24, p. 68-75, 1996.
JAY, Martin. The Disenchantment of the Eye: surrealism and the crisis of ocularcentrism. Visual Anthropology Review, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 15-38, 1991. https://doi.org/10.1525/var.1991.7.1.15
JONATHAN Crary. Thomas Elsaesser e Leo Manovich. [S. l.]: [s. n.], [20--?].
KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. Documento e História: A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (ed.). O historiador e as suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. cap. 1. p. 9-27.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7964
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize (org.). Outros objetos do olhar: história e arte. Niterói: LABHOI/UFF, 2016.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v.8, n.12, p. 97-115, jan-jun, 2006.
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de (ed.). Fotografias: Usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (ed.). O historiador e as suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. cap. 2. p. 29-60.
MACEDO, Francisco Barbosa. O (re)fazer-se da historiografia: a obra de E. P. Thompson na produção discente do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp (1982-2002). Orientador Lincoln Ferreira Secco. 2017. 527f. Tese (Doutorado) - Departamento de História. Área de concentração: História Econômica, - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Apresentação. In: Lima, Solange F.; Carvalho, Vania Carneiro de. Fotografia e Cidade: da razão urbana à lógica do consumo, álbuns de São Paulo (1887-1950). São Paulo: Mercado das Letras, 1997.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.23, n. 45, p. 11-36, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. São Paulo/Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 243 - 262.
MONTEIRO, Charles (org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p.132 (Série Mundo Contemporâneo).
MONTEIRO, Rosana Horio. Arte e ciência no século XIX: um estudo em torno da descoberta da fotografia no Brasil. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 34, p. 51-70, 2004.
NAPOLITANO, M.; MORETTIN, E. História e Audiovisual: formação e percursos de um grupo de pesquisa. Antíteses, Londrina, v. 12, p. 563-578, 2019. https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p563
NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso Cristovão dos; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Uma Introdução à História da Historiografia Brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. 232 p.
PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.120.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: Significado nas artes visuais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979. p. 47-87.
RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela; PESAVENTO, Sandra Jatahy. Imagens da História. São Paulo: Aderaldo e Rothschild, 2008. p. 461.
RAMOS, Igor Guedes. Genealogia de uma operação historiográfica: Edward Palmer Thompson, Michel Foucault e os historiadores brasileiros da década de1980. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 623. https://doi.org/10.7476/9788579837067
RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS: História e Imagem. Rio de Janeiro: Fgv, v. 2, n. 34, 2004. Semestral. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/301. Acesso em: 16 jan. 2019.
SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora Unicamp 2012. https://doi.org/10.7476/9788526814738
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Dimensões historiográficas da virada visual ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens? Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 28, p. 402-444, set./dez. 2019. https://doi.org/10.5965/2175180311282019402
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica pictorial/ iconic/ visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais no Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 27, 2019, p. 1-51. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e08
SANTOS, Wagner Geminiano dos. A Invenção da Historiografia Brasileira Profissional, Acadêmica: Geografia e memória disciplinar, disputas político-institucionais e debates epistemológicos acerca do saber histórico no Brasil. (1980-2012). 2018. 435 f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pelotas, 2018.
SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco; COSTA, Eduardo Augusto (org.). Cultura Visual e História. São Paulo: Alameda, 2016. Ebook.
SOUZA, Francisco Gouvea de. Escritas da história nos anos 80: um ensaio sobre o horizonte histórico da (re) democratização. Anos 90, Porto Alegre, v. 24, n. 26, p. 159-181, dez. 2017. https://doi.org/10.22456/1983-201X.74972
WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 417.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oficina do Historiador
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.