O GRUPO DE VANGUARDA CULTURAL: ARTE E POLÍTICA NOS ANOS 1960

Autores

  • Mateus da Fonseca Capssa Lima

Palavras-chave:

Movimento Estudantil. Ditadura Civil-Militar. Arte Engajada.

Resumo

Durante os anos 1960, as esquerdas buscaram uma convergência entre arte e política, gerando as experiências da chamada arte engajada, da qual a mais significativa foi o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Essas iniciativas buscavam produzir uma arte que expressasse aqueles problemas considerados fundamentais para o desenvolvimento do país. Tratava-se de incentivar uma arte popular, destinada ao povo, ou seja, àqueles grupos sociais que poderiam levar à frente as reformas necessárias. Em Santa Maria, o Grupo de Vanguarda Cultural (GVC) representou essa estratégia, ao produzir peças de teatro, poesia e exposições artísticas, além da publicação de uma revista cultural, produções que buscavam também uma inserção política. O grupo foi criado em 1964 e durou até 1966. Apesar da curta existência, teve uma produção intensa e marcante na cidade, se constituindo em uma das formas possíveis de resistência à Ditadura Civil-Militar. Este artigo busca compreender a formação, os objetivos e a trajetória desse grupo, bem como o esgotamento de sua estratégia, dentro do contexto político e cultural dos anos 1960. Para essa pesquisa, utilizou-se artigos publicados no jornal A Razão, relatórios das gestões da União Santamariense dos Estudantes, entrevistas com ex-integrantes do GVC, além das atas, folhetos e as edições da revista do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus da Fonseca Capssa Lima

Professor de História nos anos finais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Cachoeirinha. Doutorando em História pela UNISINOS.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

da Fonseca Capssa Lima, M. (2014). O GRUPO DE VANGUARDA CULTURAL: ARTE E POLÍTICA NOS ANOS 1960. Oficina Do Historiador, 1428–1447. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18997