Florbela Espanca. Ser Poeta é ser Flor

Autores

  • Ana Luísa Vilela Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.1.17187

Palavras-chave:

Florbela Espanca, Feminilidade, Motivo floral, Eros

Resumo

Na poesia de Florbela, o motivo floral aparece, precocemente, como um signo preferencial da discursivização da subjectividade feminina, de que constitui a metáfora unificadora. Neste texto tentar-se-á observar o específico trajeto de configuração textual dos referentes florais, submetidos a um processo expressivo de intensionalização semântica e simbólica, o qual constitui, segundo Albadalejo Mayordomo, um dos traços típicos da construção literária. Procurar-se-á aqui revisitar a escala de tons, temperaturas, regimes e movimentos aplicados ao motivo floral na poética florbeliana. É um espectro amplo de matizes emocionais, cromáticos e figurativos: entre o reconhecimento siderado da miraculosa presença da “Flor do sonho”, no Livro de mágoas, às rosas de Ispahan e o seu sabor a cinza, em Reliquiae.

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************

Florbela Espanca. To be a Poet is to be a Flower

Abstract: In Florbela Espanca’s poetry, the floral motif appears early, as a preferred sign of discursivization of female subjectivity, whose is the unifying metaphor. In this paper we will try to observe the specific path of textual configuration of floral references, undergoing a significant process of semantic and symbolic intensification, which constitutes, for Albadalejo Mayordomo, one of the typical traits of literary construction. We will revisit here the scale of tones, temperatures, regimes and movements applied to the floral motif in Florbela’s poetics. It is a broad spectrum of emotional, figurative and chromatic hues, between the recognition of the miraculous presence of “Flor do sonho”, in Livro de mágoas, and the ash taste of the roses of Ispahan, in Reliquiae.

Keywords: Florbela Espanca; Femininity; Flower; Eros

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GARCÍA BERRIO, Antonio. Teoría de la literatura. Madrid: Cátedra, 1994.

BURGOS, Jean. Pour une poétique de l’imaginaire. Paris: Seuil, 1982.

ESPANCA, Florbela. Sonetos – edição completa com um estudo crítico de José Régio. Venda Nova: Bertrand, 1994.

NORONHA, Luzia Machado Ribeiro de. A recursividade do mito em Florbela Espanca. Callipole – revista de cultura, Lisboa, n. 21, p. 119-130, 2014.

PEREIRA, José Carlos Seabra. A face bela do impulso estranho. Obras Completas de Florbela Espanca – obra poética. Lisboa: Presença, 2009, p. 11-49.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Vilela, A. L. (2015). Florbela Espanca. Ser Poeta é ser Flor. Navegações, 8(1), 35–40. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.1.17187

Edição

Seção

Ensaios