As figurações do amor na poesia de Leodegária de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.42949Palavras-chave:
Leodegária de Jesus, Figurações do amor, Literatura de autoria femininaResumo
A história da literatura goiana é marcada pela expressiva presença de autoras femininas que não produziram em grande escala, mas deixaram registrado na literatura o seu legado, contribuindo, assim, para a ampliação das versões de mundo. Dentre as poetisas, Leodegária de Jesus se destaca no cenário com as obras Corôa de Lyrios e Orchideas – as únicas produções publicadas que durante muito tempo caíram no esquecimento, mas que se tornaram referência na literatura do século XX. O presente artigo busca evidenciar, em algumas poesias selecionadas, como o amor é representado e como as estéticas de diferentes períodos literários foram mescladas e dispostas em suas obras. Por fim, busca-se resgatar a importância de Leodegária de Jesus enquanto precursora da lírica de autoria feminina em Goiás.
Downloads
Referências
CAMARGO, Goiandira Ortiz de. Tópicos sobre vida e obra de Leodegária de Jesus. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 146-170, abr. 2020.
CAMPOS, Walter Gonçalves. Laivos da estética romântica na poesia de Leodegária de Jesus: a evasão. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 124-145, abr. 2020.
CANDIDO, Antônio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2002.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionários de símbolos. Tradução de V. da Costa e Silva et al. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.
DENÓFRIO, Darcy França (org.). Lavra dos goiases III: Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial, 2019.
ELIADE, Mircea. Mitos, sonhos e mistérios. Tradução de Samuel Soares. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1957.
LOSA, Margarida Lieblich. Para que serve o romance? Empenhamento, escapismo e catarse: primeiros tópicos para um primeiro estudo interdisciplinar. Humanidades: revista crítica de ciências sociais e humanas, Porto, n. 4, p. 51-60, 1984.
OLIVEIRA, Maria Aparecida Barros; MUNIZ, Dhéssik Lorrane Costa. Maria de Nazaré à luz poética de Alphonsus de Guimaraens, Leodegária de Jesus e Bruno Tolentino. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 146-170, abr. 2020.
REZENDE, Tânia Ferreira. A aesthesis afrodiaspórica na poética de Leodegária de Jesus. Leitura em Revista: Cora Coralina e Leodegária de Jesus, Rio de Janeiro, n. 16, p. 83-105, abr. 2020.
STREGLIO, Cosme Juares Moreira; LIMA, Maria de Fátima Gonçalves. O olhar poético de Leodegária da poesia goiana. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 13, n. 23, p. 1518-1535, jun. 2016.
TELES, Gilberto Mendonça. Estudos Goianos: A poesia em Goiás. 2. ed. rev. Goiânia: Ed. da Universidade Federal de Goiás, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Navegações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.