Teoria do Diálogo: uma contribuição para a atividade didática

Autores

  • Jessica Colvara Chacon UFRGS

Palavras-chave:

Diálogo, Livro Didático de Língua Portuguesa, Trabalho Docente.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a forma como o trabalho de exploração de situações dialógicas pode ser desenvolvido em um Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP). O referencial teórico está baseado na estrutura histórica do LDLP, de acordo com Bezerra (2001), nas novas concepções linguísticas, de acordo com os PCNs (1998), e na Teoria do Diálogo, de Campos (2004). Concluímos que tal Teoria pode enriquecer muito o trabalho docente tendo o diálogo como objeto de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Colvara Chacon, UFRGS

Graduada em Letras/Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde é mestranda em Teoria e Análise Linguística – Gramática, Semântica e Léxico. Atua como professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Guaíba-RS.

Downloads

Publicado

2011-11-25

Como Citar

Chacon, J. C. (2011). Teoria do Diálogo: uma contribuição para a atividade didática. Letrônica, 4(2), 51–67. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/8952