Revisando a História da Influência de Sêneca em Shakespeare

Autores

  • Régis Augustus Bars Closel Unicamp

Palavras-chave:

Shakespeare, Sêneca, Literatura Comparada, Influência

Resumo

O presente artigo procura revisar a problemática questão da influência de Sêneca sobre Shakespeare e os dramaturgos Elisabetanos a partir da sua própria historiografia. Partindo das concepções gerais sobre esse assunto, verifica-se como foi tratado historicamente, apresentando argumentos que oscilam entre a completa aceitação ou a negação dentre as diferentes formas metodológicas. Iniciado no final do século XIX, com John W. Cunliffe e Seneca and The Elizabethan Tragedy (1893) por meio de passagens paralelas, instituiu-se uma forma de débito entre os autores que passaria todo o século XX. Ao longo do tempo os elementos comuns passaram a ser estudados e nesse ínterim a discussão alcançou o lado oposto extremo, propondo a negação da influência de Sêneca com Howard Baker (1939) e G. K. Hunter (1967 e 1974). Posteriormente, novas formas de se observar essa questão foram surgindo, revelando a complexidade do tema, geralmente reduzida a uma aceitação da influência de Sêneca sobre a obra trágica de Shakespeare e deixando de lado os dramaturgos contemporâneos bem como as formas dramáticas que o precederam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Augustus Bars Closel, Unicamp

licenciado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista. Cursou sobre Literatura Inglesa e William Shakespeare na University Of Exeter. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participa do grupos de pesquisa ‘Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia’ (UNICAMP/UFPB) devidamente cadastrado no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Bolsista do CNPq desde Setembro/2009. Sob orientação da Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber desenvolve sua pesquisa sobre Richard III de Shakespeare e Troades de Sêneca.

Downloads

Publicado

2011-07-08

Como Citar

Closel, R. A. B. (2011). Revisando a História da Influência de Sêneca em Shakespeare. Letrônica, 4(1), 105–121. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7814