Da pesquisa à sala de aula - Aplicação prática da heterogeneidade dialetal no ensino de Língua Portuguesa a partir da proposta de Miriam Lemle em Heterogeneidade dialetal: um apelo à pesquisa

  • Trícia Tamara Boeira do Amaral Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: variação linguística, linguística contrastiva, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como finalidade resgatar, no texto da autora Miriam Lemle, intitulado Heterogeneidade dialetal: um apelo à pesquisa, as questões de variação linguística, ressignificando-as, a partir de uma atividade prática e com base nos processos atuais de variação, em muito influenciados pela globalização e pelo advento da Internet. A ideia é mostrar como o método da linguística contrastiva, utilizado no ensino-aprendizagem de L2, pode ser útil no ensino de língua materna, conforme proposta de Lemle. O artigo mostra, pois, o desenvolvimento, em aula, de uma atividade aplicada em uma turma de Educação para Jovens e Adultos, em que se utiliza o método já mencionado, buscando a reflexão, por parte dos alunos, acerca da necessidade de se considerar a adequação linguística em vez das noções de “certo” e “errado” no que diz respeito ao emprego da língua. Por fim, apresenta uma reflexão sobre tal atividade, sem o intuito de apontar resultados, mas sim, compartilhar uma experiência educacional que pode auxiliar, principalmente, o professor, na tarefa de ensinar através de uma perspectiva com bases na Linguística Aplicada. Palavras-Chave: variação linguística, linguística contrastiva, prática e ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Trícia Tamara Boeira do Amaral, Universidade Católica de Pelotas
Mestranda em Linguística (UCPEL - CAPES), Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (FURG), Professora do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar - FURG).
Publicado
2010-10-08
Como Citar
do Amaral, T. T. B. (2010). Da pesquisa à sala de aula - Aplicação prática da heterogeneidade dialetal no ensino de Língua Portuguesa a partir da proposta de Miriam Lemle em Heterogeneidade dialetal: um apelo à pesquisa. Letrônica, 3(1), 97-106. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/6972
Seção
Linguística Tópico 1: Aquisição de língua materna; Ensino da língua materna