Efeitos de priming estrutural no processamento de passivas em português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44446

Palavras-chave:

Priming estrutural, Voz passiva, Repetição lexical

Resumo

Apresentamos dois experimentos que investigam os efeitos de priming estrutural no processamento de frases na voz passiva em português brasileiro. No experimento 1, 22 participantes leram 120 sentenças experimentais e 120 distratoras, divididas em duas condições: experimental, com repetição da estrutura alvo e repetição lexical do verbo principal entre sentença prime e sentença alvo, e controle, sem repetição estrutural, mas com repetição lexical do verbo entre sentenças prime e alvo. Os resultados mostram que a repetição da estrutura sintática da voz passiva e do verbo principal facilitaram o processamento do verbo da sentença alvo da condição experimental em comparação com a condição controle. No experimento 2, 38 participantes leram 160 sentenças experimentais e 160 distratoras, também divididas em duas condições: experimental, com repetição estrutural, mas sem lexical, e controle, sem repetição estrutural, nem lexical. Os resultados mostram que a repetição da estrutura sintática da voz passiva não facilitou o processamento do verbo da sentença alvo da condição experimental em comparação com a condição controle. Assim, a detecção de efeitos de priming somente no experimento 1 parece indicar que, ao menos para esta amostra de falantes adultos nativos de português, os efeitos de priming estrutural na compreensão são dependentes da repetição lexical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailce Borges Mota, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Inglês e Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Letras-Inglês e Literatura Correspondente (UFSC), Mestrado em Letras-Inglês e Literatura Correspondente (UFSC) e Graduação em Letras – Português e Inglês (UFSC). É bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 1D) do CNPq. É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Coordena o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing).

Natália Pinheiro De Angeli, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Inglês, Florianópolis, SC, Brasil

Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI/UFSC), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Mestra em Estudos Linguísticos e Literários (UFSC). Bacharel em Letras - Inglês (UFSC).

Pedro Ricardo Bin, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Inglês, Florianópolis, SC, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da UFSC. Licenciado em Letras - Inglês (UFSC).

Pietra Cassol Rigatti, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, SC. Brasil.

Doutoranda em Linguística (PPGL/UFSC) e bolsista CAPES/PROEX. Mestra em Letras-Psicolinguística (UFRGS). Licenciada em Letras Português-Inglês (UFRGS).

Pedro Vitor Freixiela Adamczyk, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, SC. Brasil.

Doutorando em Linguística (PPGL/UFSC). Mestre em Linguística (PPGL/UFSC). Graduado em Ciências Biológicas (UFSC).

Referências

ADAMCZYK, Pedro Vitor Freixiela. Os efeitos do priming sintático no processamento de sentenças passivas em português brasileiro durante a compreensão: um estudo comportamental com adultos. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

ANGELI, Natália Pinheiro de; MOTA, Mailce Borges; SOARES, Eduardo Correa. Syntactic priming effects during the comprehension of passive voice in Portuguese: Evidence from adult native speakers. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, Belo Horizonte, v. 26, p. 47-66, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.26.2.47-66. Acesso em: 10 nov. 2023.

ARAI, Manabu; VAN GOMPEL, Roger P. G.; SCHEEPERS, Christoph. Priming ditransitive structures in comprehension. Cognitive Psychology, [s. l.], v. 54, n. 3, p. 218-250, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cogpsych.2006.07.001. Acesso em: 10 nov. 2023.

BATES, Douglas et al. Fitting Linear Mixed-Effects Models Using lme4. Journal of Statistical Software, Innsbruck, v. 67, n. 1, p. 1-48, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.18637/jss.v067.i01. Acesso em: 10 nov. 2023.

BATES, Elizabeth; MACWHINNEY, Brian. Functionalist approaches to grammar. In: WANNER, Eric; GLEITMAN, Lila R. (org.). Language acquisition: the state of the art. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. p. 173-218.

BERMEITINGER, Christina. Priming. In: JIN, Zheng (org.). Exploring implicit cognition: learning, memory, and social cognitive processes. Hershey: IGI Global, 2014. p. 16-60.

BOCK, J. Kathryn. Closed-class immanence in sentence production. Cognition, [s. l.], v. 31, p. 163-186, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0277(89)-90022-X. Acesso em: 10 nov. 2023.

BOCK, J. Kathryn. Syntactic persistence in language production. Cognitive Psychology, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 355-387, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0285(86)90004-6. Acesso em: 10 nov. 2023.

BOCK, J. Kathryn; GRIFFIN, Zenzi. M. The Persistence of Structural Priming: Transient Activation or implicit Learning? Journal of Experimental Psychology: General, Washington, v. 129, n. 2, p. 177- 192, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0096-3445.129.2.177. Acesso em: 10 nov. 2023.

BOCK, J. Kathryn; LOEBELL, Helga. Framing sentences. Cognition, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 1-39, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0277(90)90035-I. Acesso em: 10 nov. 2023.

BOCK, J. Kathryn; LOEBELL, Helga; MOREY, Randal. From Conceptual Roles to Structural Relations: Bridging the Syntactic Cleft. Psychological Review, Washington, v. 99, n. 1, p. 150-171, 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-295X.99.1.150. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRANIGAN, Holly P. et al. Syntactic priming: Investigating the mental representation of language. Journal of Psycholinguistic Research, [s. l.], v. 24, v. 6, p. 489- 506, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF02143163. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRANIGAN, Holly P. Syntactic Priming. Language and Linguistics Compass, [s. l.], v. 1, n. 1-2, p. 1-16, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1749-818X.2006.00001.x. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRANIGAN, Holly P.; PICKERING, Martin J. An experimental approach to linguistic representation. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 40, p. 1-61, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0140525X16002028. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRANIGAN, Holly P.; PICKERING, Martin J.; CLELAND, Alexandra A. Syntactic coordination in dialogue. Cognition, [s. l.], v. 75, n. 2, p. B13-B25, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0010-0277(99)00081-5. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRANIGAN, Holly P.; PICKERING, Martin J.; MCLEAN, Janet F. Priming Prepositional-Phrase Attachment During Comprehension. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, Washington, v. 31, n. 3, p. 468-481, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0278-7393.31.3.468. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRANIGAN, Holly; GIBB, Catriona. Structural priming. In: DE GROOT, Annete; HAGOORT, Peter. Research Methods in Psycholinguistics and the Neurobiology of Language. Oxford: Wiley Blackwell, 2018. p. 130-150.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em 19 nov. 2023.

CHANG, Franklin; DELL, Gary S.; BOCK, J. Kathryn. Becoming syntactic. Psychological Review, Washington, v. 113, n. 2, p. 234-272, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-295X.113.2.234. Acesso em: 10 nov. 2023.

CHARTRAND, Tanya L.; JEFFERIS, Valerie E. Priming. In: LEWIS-BECK, Michael; BRYMAN, Alan; FUTING LIAO, Tim (org.). The Sage encyclopedia of social science research methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2004. p. 854-855.

CORRÊA, Letícia Maria Sicuro; LIMA JUNIOR, João Claudio; AUGUSTO, Marina R. A. A aquisição da linguagem por meio do processamento de informação das interfaces: sobre o processo de aquisição de passivas. Scripta, Belo Horizonte, v. 20, n. 38, p. 306-336, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n38p306. Acesso em: 10 nov. 2023.

DELL, Gary S. Positive feedback in hierarchical connectionist models: Applications to language production. Cognitive Science, [s. l.], v. 9, p. 3-23, 1985. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0364-0213(85)80007-0. Acesso em: 10 nov. 2023.

EVERETT, Daniel Leonard. Linguagem: a história da maior invenção da humanidade. Tradução: Maurício Resende. São Paulo: Contexto, 2019.

FERREIRA, Victor S.; BOCK, J. Kathryin. The functions of structural priming. Language and Cognitive Processes, [s. l.], v. 21, n. 7-8, p. 1011-1029, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/016909600824609. Acesso em: 10 nov. 2023.

GUIMARÃES, Mara Passos. O priming estrutural na pesquisa linguística. In: OLIVEIRA, Cândido Samuel Fonseca de; SÁ, Thaís Maíra Machado de (org.). Métodos experimentais em psicolinguística. São Paulo: Pá de Palavra, 2022. p. 75-87.

HARTSUIKER, Robert J. et al. Syntactic priming persists while the lexical boost decays: Evidence from written and spoken dialogue. Journal of Memory and Language, [s. l.], v. 58, p. 214-238, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jml.2007.07.003. Acesso em: 10 nov. 2023.

JESUS, Daniela Brito de. Efeitos do priming sintático em Português Brasileiro: um estudo eletrofisiológico. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194400. Acesso em: 8 jan. 2023.

KRAMER, Rossana. O efeito de priming sintático na leitura de sentenças na voz passiva por bons e maus leitores dos 5º e 6º anos do ensino fundamental. 2017. Tese (Doutorado em Linguística e Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7579. Acesso em: 8 jan. 2023.

KUERTEN, Anna Belavina. Investigating syntactic priming during sentence comprehension in developmental dyslexia: evidence for behavioral and neuronal effects. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185436. Acesso em: 8 jan. 2023.

LASHLEY, Karl. The Problem of Serial Order in Behavior. In: JEFFRESS, Lloyd Alexander (org.). Cerebral Mechanisms in Behavior. Nova York: Hafner Publishing Company, 1951. p. 112-136.

LEDOUX, Kerry; TRAXLER, Matthew J.; SWAAB, Tamara Y. Syntactic Priming in Comprehension: Evidence From Event-Related Potentials. Psychological Science, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 135-143, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2007.01863.x. Acesso em: 10 nov. 2023.

LEVELT, Willem Johannes Maria. Speaking: from intention to articulation. Cambridge: The MIT Press, 1989.

LEVELT, Willem Johannes Maria; KELTER, Stephanie. Surface Form and Memory in Question Answering. Cognitive Psychology, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 78-106, 1982. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0285(82)90005-6. Acesso em: 10 nov. 2023.

MAHOWALD, Kyle et al. A meta-analysis of syntactic priming in language production. Journal of Memory and Language, [s. l.], v. 91, p. 5-27, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jml.2016.03.009. Acesso em: 10 nov. 2023.

MATHÔT, Sebastiaan; MARCH, Jennifer. Conducting Linguistic Experiments Online With OpenSesame and OSWeb. Language Learning, [s. l.], v. 72, n. 4, p. 1017-1048, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/lang.12509. Acesso em: 10 nov. 2023.

PEIRCE, Jonathan et al. PsychoPy2: experiments in behavior made easy. Behavior Research Methods, [s. l.], v. 51, p. 195-203, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3758/s13428-018-01193-y. Acesso em: 10 nov. 2023.

PICKERING, Martin J.; BRANIGAN, Holly P. The Representation of Verbs: Evidence from Syntactic Priming in Language Production. Journal of Memory and Language, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 633-651, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1006/jmla.1998.2592. Acesso em: 10 nov. 2023.

PICKERING, Martin J.; FERREIRA, Victor S. Structural Priming: A Critical Review. Psychological Bulletin, Washington, v. 134, n. 3, p. 427-459, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.134.3.427. Acesso em: 10 nov. 2023.

PICKERING, Martin J.; GARROD, Simon. Toward a mechanistic psychology of dialogue. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 27, p. 169-225, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0140525X04000056. Acesso em: 10 nov. 2023.

PICKERING, Martin J.; MCLEAN, Janet F.; BRANIGAN, Holly P. Persistent structural priming and frequency effects during comprehension. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, Washington, v. 39, n. 3, p. 890-897, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0029181. Acesso em: 10 nov. 2023.

POTTER, Mary C.; LOMBARDI, Linda. Syntactic priming in immediate recall of sentences. Journal of Memory and Language, [s. l.], v. 38, n. 3, p. 265-282, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1006/jmla.1997.2546. Acesso em: 10 nov. 2023.

PSYCHOLOGY SOFTWARE TOOLS. E-Prime 2.0. PST Product Service & Support, [s. l.], 2012. Disponível em: https://support.pstnet.com/. Acesso em: 10 nov. 2023.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing. The R Foundation, Vienna, 2022. Disponível em: https://www.rproject.org/. Acesso em: 10 nov. 2023.

SCHENKEIN, Jim. A taxonomy for repeating action sequences in natural conversation. In: BUTTERWORTH, Brian (org.). Language Production. Nova York: Academic Press, 1980. p. 21-47.

SEGAERT, Katrien. Priming effects. In: ZEIGLER-HILL, Virgil; SHACKELFORD, Todd (org.). Encyclopedia of Personality and Individual Differences. London: Springer, 2019. p. 1-4.

TANNEN, Deborah. Talking voices: repetition, dialogue and imagery in conversational discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

TEIXEIRA, Mariana T.; BUCHWEITZ, Augusto. O efeito de priming sintático na produção de sentenças ativas e passivas por crianças falantes do português brasileiro. Revista da Anpoll, Porto Alegre, v. 1, n. 48, p. 64-77, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1285. Acesso em: 10 nov. 2023.

THOTHATHIRI, Malathi; SNEDEKER, Jesse. Give and take: Syntactic priming during spoken language comprehension. Cognition, [s. l.], v. 108, n. 1, p. 51-68, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2007.12.012. Acesso em: 10 nov. 2023.

TOOLEY, Kristen M. et al. Evidence for priming across intervening sentences during on-line sentence comprehension. Language, Cognition and Neuroscience, London, v. 29, n. 3, p. 289-311, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01690965.2013.770892. Acesso em: 10 nov. 2023.

TOOLEY, Kristen M. Structural priming during comprehension: a pattern from many pieces. Psychonomic Bulletin & Review, [s. l.], v. 30, p. 882-896, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3758/s13423-022-02209-7. Acesso em: 10 nov. 2023.

TOOLEY, Kristen M.; TRAXLER, Matthew J. Syntactic Priming Effects in Comprehension: A Critical Review. Language and Linguistics Compass, [s. l.], v. 4, n. 10, p. 925-937, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1749-818x.2010.00249.x. Acesso em: 10 nov. 2023.

TOOLEY, Kristen M.; TRAXLER, Matthew J.; SWAAB, Tamara Y. Electrophysiological and behavioral evidence of syntactic priming in sentence comprehension. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, Washington, v. 35, n. 1, p. 19-45, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0013984. Acesso em: 10 nov. 2023.

TRAXLER, Matthew J. Lexically independent priming in online sentence comprehension. Psychonomic Bulletin & Review, [s. l.], v. 15, p. 149-155, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.3758/PBR.15.1.149. Acesso em: 10 nov. 2023.

TRAXLER, Matthew J.; TOOLEY, Kristen M. Lexical and syntactic priming in language comprehension. In: HUS, Nobuaki; SCUTT, Zacharias (org.). Psychology of priming. Nova York: Nova Science Publishers Inc., 2012. p. 79-100.

WEINER, E. Judith; LABOV, William. Constraints on the agentless passive. Journal of Linguistics, Cambridge, n. 1, v. 19, p. 29-58, 1983. Disponível em: https://doi.org/10.1017/s0022226700007441. Acesso em: 10 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Borges Mota, M., Pinheiro De Angeli, N., Ricardo Bin, P., Cassol Rigatti, P., & Freixiela Adamczyk, P. V. (2023). Efeitos de priming estrutural no processamento de passivas em português brasileiro. Letrônica, 16(1), e44446. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44446

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES