Contribuições da Psicolinguística para a Educação de Surdos

as vantagens do bilinguismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247

Palavras-chave:

Surdos, Psicolinguística, Educação bilíngue, Privação linguística, Reconhecimento de palavras

Resumo

Desde a década de 1980, a educação bilíngue para surdos é uma proposta educacional que vem se delineando em vários países do mundo e tem avançado muito nos últimos anos. Para o delineamento dessa proposta, foram essenciais as pesquisas na área da Linguística. Neste artigo, discutimos especificamente as contribuições da Psicolinguística para a educação de surdos no que tange a dois tópicos de extrema relevância: (i) a privação linguística e a idade de exposição à língua de sinais (LS); e (ii) a ativação translinguística no reconhecimento visual de palavras na L2. Os estudos que consideram a idade de aquisição da LS como L1 por pessoas surdas têm encontrado fortes efeitos desse fator na aquisição, no processamento e na proficiência atingida na L1, bem como na L2. Esses estudos reafirmam a importância da exposição precoce à LS e da educação bilíngue para surdos. Os estudos sobre reconhecimento lexical em L2 têm evidenciado a coativação de palavras e sinais, mesmo para surdos com alta proficiência em L2. Esses estudos contribuem para se compreender o caminho bilíngue trilhado pelos surdos na aquisição da escrita, já que esses bilíngues geralmente usam a L1 nas interações face a face e a L2 nas interações escritas.

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Biografia do Autor

Giselli Mara Silva, Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Brasil.

É graduada em Letras, mestre em Educação e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora do curso de Letras-Libras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG, onde também é membro pesquisador do Laboratório de Psicolinguística e do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), atuando na linha de pesquisa bilinguismo intermodal. Tem experiência em Linguística e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: bilinguismo dos surdos, bilinguismo intermodal e processamento da linguagem, letramento e ensino de português como segunda língua para surdos.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silva, G. M. (2023). Contribuições da Psicolinguística para a Educação de Surdos: as vantagens do bilinguismo. Letrônica, 16(1), e44247. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44247

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES