O ethos do herói voluntário e os estereótipos sobre a África no discurso humanitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39842

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Ethos, Estereótipo, Cena validada, Discurso humanitário

Resumo

Este artigo analisa o vídeo “How to get more likes on Social Media”, a fim de descrever a construção do ethos do voluntário como um herói e os estereótipos sobre a África apresentados no vídeo. A análise baseia-se nas noções de cena validada, ethos (MAINGUENEAU, 2006, 2010, 2015, 2020) e estereótipos (ALLPORT, 1979; AMOSSY; PIERROT, 2001; GATTI, 2014; BURKE, 2017). O vídeo é uma produção do Norwegian Students’ and Academics’ International Assistance Fund (SAIH), uma agência humanitária internacional, politicamente independente, que promove o acesso à educação em diferentes países. A agência critica o modo simplificado, redutor e muitas vezes pejorativo como a mídia ocidental, as organizações humanitárias e os discursos acadêmicos disseminam informações sobre a África. Para combater essas simplificações, a agência realiza campanhas problematizando esses estereótipos, como o vídeo analisado. Os resultados mostram que as campanhas estabelecem duas imagens: um ethos de um herói bom e bem-intencionado versus estereótipos de africanos como passivos, pobres e doentes.

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Biografia do Autor

Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil. Especialização (em andamento) em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pelo Centro Internacional
(Uninter), em Campinas, SP, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Fórmulas e Estereótipos – Teoria e Análise (FEsTA), IEL/Unicamp.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Bitencourt, D. R. de O. (2021). O ethos do herói voluntário e os estereótipos sobre a África no discurso humanitário. Letrônica, 14(4), e39842. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39842