O ethos do herói voluntário e os estereótipos sobre a África no discurso humanitário
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39842Palavras-chave:
Análise do Discurso, Ethos, Estereótipo, Cena validada, Discurso humanitárioResumo
Este artigo analisa o vídeo “How to get more likes on Social Media”, a fim de descrever a construção do ethos do voluntário como um herói e os estereótipos sobre a África apresentados no vídeo. A análise baseia-se nas noções de cena validada, ethos (MAINGUENEAU, 2006, 2010, 2015, 2020) e estereótipos (ALLPORT, 1979; AMOSSY; PIERROT, 2001; GATTI, 2014; BURKE, 2017). O vídeo é uma produção do Norwegian Students’ and Academics’ International Assistance Fund (SAIH), uma agência humanitária internacional, politicamente independente, que promove o acesso à educação em diferentes países. A agência critica o modo simplificado, redutor e muitas vezes pejorativo como a mídia ocidental, as organizações humanitárias e os discursos acadêmicos disseminam informações sobre a África. Para combater essas simplificações, a agência realiza campanhas problematizando esses estereótipos, como o vídeo analisado. Os resultados mostram que as campanhas estabelecem duas imagens: um ethos de um herói bom e bem-intencionado versus estereótipos de africanos como passivos, pobres e doentes.
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